Redação – 28.02.2023 – Nova opção favorece importadores de matérias primas e complementa o serviço de Entreposto Aduaneiro
O BH Airport, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins, anunciou dois novos modelos de negócio para sua área logística: o Estoque Avançado e o Entreposto Industrial. As novidades passam a vigorar a partir de março e traz mais flexibilidade para os clientes e têm como objetivo trazer maior densidade industrial para o Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Estoque Avançado, por exemplo, favorece perfis empresariais que movimentam matérias primas importadas enquadradas em determinada categoria, que utilizam processos de segurança, tecnologia e operação de uma área industrial sem anuência da Receita Federal do Brasil.
Com a nova opção, a gestão de estoque passa a ser responsabilidade da própria empresa, que continua contando com a estrutura e serviços do Terminal de Cargas do BH Airport como entreposto aduaneiro comum (armazenamento de cargas e liberação parcial, de acordo com a necessidade).
O formato de Entreposto Aduaneiro Industrial, que já era oferecido, segue ativo e atendendo empresas focadas em exportação, mantendo a adequação de processos de um recinto alfandegado e os benefícios de isenção tributária. Neste modelo, a gestão de estoque continua sendo operacionalizada pela equipe do BH Airport, e os processos de segurança, tecnologia e operação seguem os padrões da Receita Federal do Brasil.
Intermodal 2023
Mais de R$ 30 milhões já foram investidos na infraestrutura do Hub Logístico Multimodal, com foco no fortalecimento e na consolidação da indústria dentro do sítio aeroportuário. A abertura de novas rotas internacionais, com voos de passageiros e cargueiros, além da consolidação das soluções para o modal marítimo, também são iniciativas realizadas recentemente.
A intenção é que o BH Airport seja cada vez mais reconhecido como um centro de recebimento, armazenagem e distribuição de cargas usando soluções multimodais. O terminal já tem conexões diretas com os aeroportos de Guarulhos e Viracopos e, também, os Portos de Santos (SP) — a partir de Terminais como Ecoportos e Santos Brasil – e do Rio de Janeiro.
Dados do BH Airport:
- Média de 40 containers fechados mensalmente no Terminal de Cargas
- Área total de 13 mil m²
- Armazém de carga perigosa: 300 m²
- Câmaras Refrigeradas – Capacidade total de 3.350 m³, com setup personalizado de -20°C a 25°C, e qualificação térmica
- 11 posições de pátio para estacionamento de aeronaves cargueiras
- Capacidade total do Terminal de Cargas – 70 mil ton/ano
- Único recinto do Estado de Minas Gerais a possuir o Certificado de Boas Práticas da ANVISA para armazenagem de produtos de Ciências da Vida