Redação – 20.03.2023 – Associação que representa os ISPs catarinenses aposta em relação mais amigável com distribuidora de energia para facilitar pendências com provedores
A Associação Catarinense de Provedores de Internet (Apronet) apostou em uma estratégia de aproximação com a Celesc, distribuidora de energia de Santa Catarina, para resolver os problemas na relação com os ISPs locais. A entidade tem buscado realizar reuniões com a companhia para resolver questões de forma mais amigável. Spoiler: isso tem dado certo.
Conforme explica Guilherme Schmitz, gerente executivo da Apronet, a associação surgiu no vácuo de uma representação local dos provedores, já que, no passado, cada um deles precisava resolver as divergências individualmente. Agora, com a representação da associação, os provedores se fortalecem e têm mais representatividade. “Temos uma abertura de porta com a Celesc para resolver questões em conjunto”, explica.
Claro essa relação ainda tem seus problemas, como admite Schmitz. O reajuste das taxas de compartilhamento de postes, por exemplo, ainda não foi resolvido. “A Celesc utiliza um cálculo que a gente entende que não é o correto e estamos pedindo o reajuste pelo IPCA, até para ter mais previsibilidade de caixa”, explica o gerente. Por enquanto, o reajuste foi congelado até a Justiça determinar qual o índice correto.
Outra questão em disputa é a aprovação de projetos de rede por parte da Celesc, que tem ultrapassado o limite legal de 90 dias para aprovação. Para resolver esse problema, a distribuidora de energia tem trabalhado para lançar um sistema online para agilizar a aprovação de projetos.
“São só algumas questões (de disputa judicial). Nosso jurídico até fala que é normal recorrer à Justiça para mediar. Não é nenhuma briga. Eu acho que é isso, a outra parte acha que é aquilo, e a gente deixa para a Justiça decidir.”
Evento também serviu para estreitar laços
Anualmente, a associação promove o Congresso Apronet de Provedores (CAP) e no último evento, realizado no começo de fevereiro de 2023, a Celesc participou de um painel para debater sobre os postes e apresentar seu ponto de vista.
Schmitz lembra que o evento foi lançado em 2017 e contou com a participação de 400 pessoas à época. Em 2023, foram 2,2 mil pessoas reunidas no Hard Rock Live, em Florianópolis (SC), local escolhido para trazer um clima diferente para os participantes, como explica o gerente.
Nesta edição, a Apronet fez questão de trazer para o público não só conteúdo técnico, mas também que trouxesse inspiração. Foram convidados para palestrar o CEO do Rock in Rio, Luis Justo, para falar sobre experiência do cliente, e o Marcelo Tas, que palestrou sobre marketing digital. Como forma de inspirar os participantes, também houve a palestra do nadador medalhista olímpico Gustavo Borges e do rapper Gabriel, o Pensador.
“Nosso papel é fomentar debates e o networking, então a gente tem sim um calendário de eventos para debater parcerias, para ter troca de serviços, para debater novos negócios entre provedores, para que todo mundo possa discutir problemas e sair com resoluções. Eventos são uma opção para trocar ideias e queremos sair dali com os empreendedores fazendo negócio junto, firmando parcerias”, conclui o gerente.