Cais do Porto do Rio de Janeiro será ampliado em 100 metros

Redação – 24.04.2023 – Para aumentar a capacidade do porto, construtora vai utilizar um bate-estacas flutuante  A ICTSI Rio, subsidiária da International Container Terminal Services, vai ampliar seu cais no Porto no Rio de Janeiro. A obra ampliará em quase 100 metros a extensão do cais, aumentando a capacidade para receber mais embarcações e com […]

Por Redação

em 24 de Abril de 2023
Redação – 24.04.2023 – Para aumentar a capacidade do porto, construtora vai utilizar um bate-estacas flutuante 

A ICTSI Rio, subsidiária da International Container Terminal Services, vai ampliar seu cais no Porto no Rio de Janeiro. A obra ampliará em quase 100 metros a extensão do cais, aumentando a capacidade para receber mais embarcações e com maior porte. Quem fará a obra será a Carioca Engenharia. 

A ampliação do Porto do Rio de Janeiro vai utilizar um bate-estacas flutuante conhecido como Ramlift, um equipamento de propriedade da Carioca, com cerca de 45 metros de comprimento, 17 metros de largura e mais de 50 metros de altura da torre. Sua energia de cravação é de mais de 20 toneladas-metro, dotado de martelos hidráulicos ou pneumáticos à vapor ou ar comprimido. 

O uso do equipamento vai trazer mais produtividade para o projeto, já que é mais rápido para fazer a fundação da estaca, que leva poucas horas, segundo a Carioca. Um equipamento convencional desprende mais de um dia por estaca, com o agravante de que a soldagem dos segmentos seria executada no mar, sem a qualidade proporcionada pela soldagem realizada no canteiro de obras. 

“As estacas visam dar segurança aos projetos face às peculiaridades do solo, seja em terra ou sob as águas, aliadas às demais características da obra, o que torna indispensável a escolha de um equipamento adequado à fase de fundação”, explica Gustavo Maschietto, diretor de Engenharia e Operações da Carioca.  

A Carioca conta com mais de 50 obras portuárias no portfólio, 300 quilômetros de estacas no Brasil e 150 mil m² de cais construídos. No setor portuário e de terminais marítimos, são projetos assinados pela Carioca o Terminal ThyssenKrupp CSA (RJ), Cais Comercial CODESA (ES), GNL Baía de Guanabara (RJ), Porto de Alumar (MA), entre outros.