Porto de Suape implementa rede 5G SA em projeto de video analytics

Redação – 28.04.2023 – Rede 5G standalone privativa permite usar inteligência artificial em câmeras para monitorar entrada e saída de veículos no pátio  O Porto de Suape, localizado em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (PE), foi o primeiro da América Latina a implementar uma rede 5G standalone (SA) privativa, que será utilizada para automatizar processos logísticos […]

Por Redação

em 28 de Abril de 2023
Redação – 28.04.2023 – Rede 5G standalone privativa permite usar inteligência artificial em câmeras para monitorar entrada e saída de veículos no pátio 

O Porto de Suape, localizado em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (PE), foi o primeiro da América Latina a implementar uma rede 5G standalone (SA) privativa, que será utilizada para automatizar processos logísticos a partir do videomonitoramento. O porto está fazendo uma prova de conceito (PoC) usando o 5G e câmeras inteligentes para identificação e monitoramento de entrada e saíde de veículos armazenados no atracadouro. 

O projeto conta com a participação de diferentes atores, entre eles, a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e o Complexo Industrial Portuário de Suape. Já os fornecedores de tecnologia são: Embratel, que forneceu a rede 5G; Atos, que forneceu a solução de Video Analytics; Nokia, que disponibilizou e implementou a infraestrutura 5G SA; Amazon Web Services (AWS), como provedora de nuvem; e Arsitec e Spirent, para autenticação dos dispositivos. 

Suape é um porto-indústria, ocupa área de 17,3 mil hectares e está interligado a mais de 250 portos em todos os continentes. O espaço destinado ao Hub de Veículos conta com três pátios públicos para o armazenamento dos automóveis e capacidade de movimentação anual de 250 mil carros, o que mostra um enorme potencial de digitalização. 

Com o alto fluxo de veículos, para importação e exportação, que passam pelo complexo, mensalmente, diversas etapas manuais de identificação e monitoramento eram necessárias, tornando o processo repetitivo e demorado. Para tornar esse fluxo mais eficiente e inovador, o projeto buscou automatizar, registrar e monitorar, de forma real e virtual, a movimentação dos carros e sua localização exata em todos os passos do deslocamento ocorridos no pátio, com o mínimo de intervenções humanas. 

As câmeras conectadas com 5G executavam uma leitura, por meio de Inteligência Artificial, da tag presente em cada um dos carros, coletando o número do chassi. Essa ação possibilitou o registro automático do dado em uma plataforma, que também armazenou o horário de chegada no pátio, a vaga na qual foi estacionado e, depois, quando foi retirado do local, com acompanhamento em tempo real, 24 horas por dia. 

A partir disso, os operadores do Porto de Suape passaram a ter uma visão completa do espaço onde a Prova de Conceito foi realizada, tornando as atividades logísticas mais efetivas, pois conseguiam saber exatamente onde estava cada carro em cada momento. 

Estabilidade da rede 

A Embratel afirma que a implementação do 5G permitiu que diversos procedimentos manuais fossem reformulados em ações digitalizadas, com segurança, disponibilidade, baixíssima latência e velocidade na comunicação. Segundo Maria Teresa Lima, diretora-executiva da Embratel para Governo, a rede privativa instalada proporcionou 100% de garantia de banda, confiabilidade e estabilidade, assegurando total eficiência à Prova Conceito. 

“Por meio do projeto, a operação do porto também ficou mais segura, pois a identificação dos veículos e em qual parte do processo logístico eles estavam se tornaram mais exatas, evitando erros e integrando melhor diferentes áreas do atracadouro. O 5G é um grande habilitador digital de iniciativas como esta, que leva inúmeras as oportunidades ao segmento”, diz. 

Nilson Monteiro, diretor de Gestão Portuária de Suape, diz que a PoC minimizou expressivamente o tempo e os esforços gastos para conferência de cargas de automóveis na entrada e saída do pátio. Segundo ele, a ação abriu portas para que fosse possível enxergar novos cenários com o 5G, Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outras tecnologias. “Esperamos desenvolver outras aplicações que impulsionarão nossa inovação e produtividade”, pontua.