Redação – 22.05.2023 – Motz acumulou mais de 660 mil viagens no último ano, um acréscimo de 32% em comparação com 2021, e expandiu sua base de motoristas em 63%
A Motz, transportadora digital criada pela Votorantim Cimentos, registrou um crescimento de 41% no volume transportado em 2022, quando comparado com o ano anterior, totalizando mais de 15,1 milhões de toneladas. A empresa usa uma plataforma digital para centralizar a gestão do relacionamento com caminhoneiros autônomos e selecionar as cargas que desejam ser transportadas.
Na prática, o motorista busca a carga que mais faz sentido, de forma rápida e rotativa, com 100% de transparência com relação aos valores do frete. Desta forma, a Motz é responsável pelo transporte das cargas do começo ao fim, monitorando e acompanhando todo o processo.
No ano passado, a empresa ainda apresentou um aumento de 63% na base de motoristas cadastrados, totalizando mais de 27,5 mil motoristas, e acumulou mais de 660 mil viagens no ano, 32% a mais do que o realizado em 2021. Segundo a Motz, fatores como o foco na expansão do time comercial e a conquista de novos clientes foram responsáveis por estimular uma expansão acelerada.
A Motz foi criada em 2020 pela Votorantim Cimentos para realizar o transporte de cargas de fornecedores da companhia até suas fábricas, mas, em 2022, a empresa decidiu abrir para o mercado. Àquela época, a Motz tinha 20 funcionários e apenas a cimenteira como cliente e, em um ano, o salto passou para mais de 130 clientes e 100 colaboradores dentro da organização. Para 2023, a expectativa é ampliar a empresa como um todo de 20% a 30%.
Atualmente, a empresa atende diversos setores e transporta variados tipos de produtos. No agronegócio, a Motz carrega milho, soja, farelos, feijão, fertilizantes, calcário, entre outros. Já para as indústrias, a empresa transporta materiais de construção (blocos de concreto, cimento, argamassas, cales, rejuntes, etc), minérios e também matérias primas como gesso, areia, bauxita, coque de petróleo e clínquer.
Presente em mais de 100 pontos de expedição, a empresa atua construindo um ecossistema voltado para a valorização do motorista autônomo, com programas e parcerias voltados para estes profissionais, desde benefícios no meio da saúde, até descontos na compra de pneus e uso de serviços rodoviários.