Tuneladora chega à estação SESC-Pompeia na Linha 6-Laranja

Redação – 02.06.2023 – Equipamento chega no terceiro ponto de escavação no sentido sul e completa um quarto do trajeto total  A tuneladora que realiza a perfuração no sentido sul da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo chegou ao seu terceiro ponto de parada nesta quarta-feira (31/5), na estação SESC-Pompeia. O equipamento, também chamado […]

Por Redação

em 2 de Junho de 2023
Obras da Linha 6-Laranja com operação da tuneladora (foto: divulgação).
Redação – 02.06.2023 – Equipamento chega no terceiro ponto de escavação no sentido sul e completa um quarto do trajeto total 

Obras da Linha 6-Laranja com operação da tuneladora (foto: divulgação).

A tuneladora que realiza a perfuração no sentido sul da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo chegou ao seu terceiro ponto de parada nesta quarta-feira (31/5), na estação SESC-Pompeia. O equipamento, também chamado de tatuzão, é o responsável por fazer a escavação dos túneis do metrô e tem 10,61 metros de diâmetro, além de 2 mil toneladas. 

Para chegar à estação, desde a saída do poço de ventilação e saída de emergência – VSE Tietê – até a chegada na futura estação SESC-Pompeia, a tuneladora já avançou mais de 2,4 quilômetros de forma subterrânea, e permitiu a instalação de 1.100 anéis. Com a chegada na futura estação SESC-Pompeia, a máquina já percorreu 25% do trajeto previsto para a finalização de seu trecho.  

O tatuzão vai permitir a junção da estação com outros poços e estações da Linha 6-Laranja e, assim, continuar seu trajeto pelo Trecho Sul até o próximo ponto na estação Perdição, previsto para outubro. O projeto prevê abranger sete estações até o destino final, a futura estação São Joaquim. 

A nova linha vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, e vai transportar mais de 630 mil passageiros por dia e visa reduzir a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. 

Considerada a maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni). As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo Acciona, com geração de quase 9 mil empregos. Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.