Redação – 22.06.2023 – Rotina que antes era manual, agora é automatizada, focando em unidades que precisam manter temperatura padrão para manutenção da carga
O Porto Itapoá, localizado no litoral norte de Santa Catarina, desenvolveu aplicativo para automatizar processos no local. O objetivo é digitalizar o monitoramento de contêineres do modelo reefer, que são refrigerados e precisam manter a temperatura padrão, além de outras solicitações da organização.
O desafio foi garantir a disponibilidade do sistema em toda a área do Porto, que ocupa 300 mil m², o que gerava algumas áreas com sombra de conectividade. A Lyncas, empresa de outsourcing de tecnologia que prestou o serviço no Porto Itapoá, precisou calibrar o trabalho online e offline no ambiente e garantir uma sincronização rápido, pois toda a logística do local funciona de forma integrada e online.
Assim, quando um contêiner com mercadoria que necessita estar refrigerada chega em um navio e vem para dentro do Porto, o aplicativo avisa o operador em seu próprio smartphone que existe um contêiner naquela área específica que precisa ser conectado na energia para que a temperatura seja mantida.
Monitoramento é crítico
Sandro Martins, gerente de TI e Inovação do Porto Itapoá, explica que o monitoramento desse tipo de contêiner é extremamente crítico. “Existe uma faixa ideal de temperatura que deve ser mantida. Uma carga de camarão de 35 toneladas, por exemplo, tem um alto valor agregado, e, caso o produto seja danificado por perda de temperatura, o prejuízo é do Porto.”
Antes da implantação do app, os operadores do Porto precisavam monitorar o contêiner e se deslocar até um local específico, e sofriam com problemas de conectividade para execução das atividades.
A aplicação também ajudou a diminuir o tempo quanto ao aviso ao responsável pelo contêiner sobre alguma ocorrência relacionada àquela unidade. Antes, ao receber o alerta, os operadores precisavam se deslocar até a base, verificar o maquinário do contêiner, o registro, abrir uma lista com os e-mails dos responsáveis pela unidade e apenas então enviar um aviso sobre os alertas. O processo, moroso e manual, trazia risco de falhas.
Agora, com a nova solução aplicada em smartphones, os operadores podem fazer esse monitoramento, inclusive por meio de QR Code, de maneira mais eficiente, passando de contêiner em contêiner com um roteiro, que manda avisos automaticamente para o celular, eliminando a necessidade de ir para a base para coletar informações.
Benefícios
Abiatar Prestes, responsável por projetos no Porto Itapoá, aponta que houve uma redução significativa no tempo do trabalho de monitoramento dos contêineres, além de uma diminuição no trabalho manual, que passou a ser analítico, com mais critério. “Consequentemente, aumentamos nossa assertividade no monitoramento e aviso aos clientes”, complementa.
O Porto Itapoá possui estrutura capaz de movimentar 1,2 milhão de TEUs por ano. Está rumo à fase final de uma expansão que possibilitará a movimentação de dois milhões de TEUs anualmente.