Usina solar vai usar software de IA para otimizar produção de energia

Redação – 29.06.2023 – Tecnologia vai rastrear posição do Sol e ajustar os ângulos dos painéis para maximizar a produção de energia  A Atlas Renewable Energy, empresa global de geração de energia limpa, vai utilizar a tecnologia TrueCapture na usina solar Vista Alegre da Atlas no Brasil, que ainda está sendo construída. Desenvolvido pela Nextracker, o software […]

Por Redação

em 29 de Junho de 2023
Redação – 29.06.2023 – Tecnologia vai rastrear posição do Sol e ajustar os ângulos dos painéis para maximizar a produção de energia 

A Atlas Renewable Energy, empresa global de geração de energia limpa, vai utilizar a tecnologia TrueCapture na usina solar Vista Alegre da Atlas no Brasil, que ainda está sendo construída. Desenvolvido pela Nextracker, o software utiliza algoritmos para otimizar a produção de energia das usinas solares. 

Por meio de machine learning e inteligência artificial, é possível rastrear continuamente a posição do Sol e ajustar os ângulos dos painéis para maximizar a produção de energia. Ao ajustar de forma inteligente a inclinação e a posição de cada painel solar em tempo real, o TrueCapture é capaz de atenuar o impacto do sombreamento, do terreno irregular e de outros fatores que podem reduzir a produção de energia. 

Com capacidade instalada de 902 MWp, a usina Vista Alegre deverá se tornar o maior projeto solar a ser construído no hemisfério sul. A usina fornecerá energia sustentável para a produtora de alumínio Albras, com o maior e mais longo contrato de compra de energia solar (PPA) assinado até o momento com um fornecedor privado na América Latina. 

A Atlas foi a primeira empresa a introduzir o TrueCapture na América Latina, já implementando ele na maior parte dos projetos solares em operação na região. 

O projeto Vista Alegre irá gerar aproximadamente 2 TWh/ano, o que equivale a retirar mais de 61,8 mil carros das ruas de São Paulo e compensar aproximadamente 154 mil toneladas de emissões de CO2 por ano.