Redação – 06.07.2023 – Uma pesquisa da Agência Today mostrou que 80% dos jovens entre 25 e 39 anos preferem alugar um imóvel a comprá-lo
A locação conquistou a preferência do jovem brasileiro. Segundo uma pesquisa da Agência Today, 80% dos jovens entre 25 e 39 anos preferem alugar um imóvel a comprá-lo. O índice pode ser resultado de uma busca por flexibilidade trazida pelo mercado de trabalho, que tem oferecido mais vagas de trabalho remoto – pesquisa da McKinsey mostra que 35% das empresas estão dispostas a oferecer um trabalho totalmente remoto e outras 23% devem modificar seus planos para permitir parte da semana em home office.
“O brasileiro está refletindo sobre as vantagens de viver de aluguel. Ainda há uma carga cultural grande para compra, mas muitos já perceberam que a aquisição nem sempre é a melhor opção”, diz o diretor de Operações da incorporadora e gestora imobiliária Greystar, Cristiano Viola.
Este cenário é global, segundo o executivo. Nos Estados Unidos, Europa e Ásia já existem empresas que apostam em empreendimentos voltados exclusivamente à locação, o que já começou a acontecer no Brasil também. “Estamos falando de um tipo de serviço muito comum no resto do mundo que está sendo tropicalizado. Uma nova forma de morar, que é uma consequência da forma como trabalhamos e estamos vivendo”, ressalta Viola.
Novo estilo de vida
De acordo com ele, o objetivo desses empreendimentos é oferecer o melhor lugar possível para viver bem – incluindo áreas para home office, seja no espaço privativo ou nos coworkings. “Toda a infraestrutura desenvolvida é baseada nos hábitos de consumo e demandas da população local. No Brasil, além das tradicionais áreas comuns, os projetos tendem a garantir estúdios de podcast, área pet com espaço para banhos, salas de spining e yoga e até mesmo o espaço para o churrasco”, esclarece.
A tendência é que os projetos de locação flexível ataquem justamente as novas demandas da sociedade, como a locação temporária de maneira simples e profissional dentro deste contexto de trabalho dinâmico. Isso também obriga que as imobiliárias aceitem contratos mais flexíveis, “sem a obrigação de fazer um contrato de 30 meses”, diz Viola. “Na Greystar, a duração de cada contrato é variável, de acordo com a necessidade do cliente.”
Os apartamentos nesse formato são entregues no padrão americano: com marcenaria de cozinha e banheiro, geladeira, forno, cooktop, depurador, micro-ondas, máquina lava e seca e ar-condicionado central. Existe ainda a possibilidade de optar por imóveis mobiliados. “Esse segmento é bastante consagrado em mercados internacionais. No Brasil, apesar de ainda ser recente, já está ganhando bastante força e tende a crescer cada vez mais por facilitar a vida dos moradores”, completa Viola.