Redação – 10.07.2023 – Conexão Premium utiliza programa de gestão logística para gerir informações de envio e aumentou capacidade de entrega de 1 mil para 30 mil itens mensais
A Conexão Premium, fabricante de embalagens e que fornece serviços de logística de mercadorias para pessoas físicas que vendem pela internet, contava com 80 clientes antes da pandemia de covid-19 e cresceu cerca de 400% nos últimos três anos. Mas, mesmo assim, a empresa perdeu clientes por não ser capazes de adotar o fulfillment – sistema que organiza processos de logística para outras empresas.
Na época, a operação não permitia tamanha demanda sem uma otimização dos processos. Foi quando optaram pela busca de softwares que integrassem os processos de forma personalizada ao serviço da Conexão Premium, e optaram pela Boxlink. A integração permitiu uma melhor gestão e a redução do custo do frete em 30%.
O aumento da demanda por produtos vendidos na internet exigiu uma adaptação rápida por parte das empresas e tecnologias de gestão foram chaves importantes no processo. Na Conexão Premium, dos 50 clientes interessados em contratar no início da pandemia, 30 puderam ser atendidos com a otimização interna da operação. Agora, 70% da empresa funciona com a tecnologia para gestão de logística da Boxlink e 30% ainda será adaptado ao programa.
Antes de contratar a Boxlink, a Conexão Premium contava com mais de três sistemas para fazer captação junto aos clientes, processar documentos de transporte e pesquisar a melhor logística para cada uma das regiões de entrega dos diversos produtos fabricados na rede. São cinco centros de distribuição em diferentes estados do Brasil e eles conseguiram padronizar os processos em um único sistema com as melhorias na operação.
Resultados
No fluxo de caixa, a redução é de 15% de despesas ligadas aos processos operacionais, além da economia com insumos e mensalidades de demais plataformas. Os fretes também apresentaram 30% menos custos no valor dos envios e passaram de uma média de 1 mil envios por mês em maio de 2022 para 30 mil no primeiro trimestre de 2023. Ou seja, menos despesas, mais consumidores, frete fixo em parceria com os Correios e mais resultados em caixa para todos os ativos do negócio.