Novo caminhão a gás da Scania tem autonomia de 900 km

Redação – 19.07.2023 – Marca também anuncia que potência de 460cv a gás chegará ao longo de 2024  A Scania apresentou seu caminhão movido a gás com maior autonomia já visita. Usando GNV ou biometano, o veículo consegue percorrer até 900 quilômetros sem reabastecimento, com uma potência de 410 cv. O Scania X-gas deve chegar ao […]

Por Redação

em 19 de Julho de 2023
Caminhão X-gas da Scania (foto: divulgação).

Caminhão X-gas da Scania (foto: divulgação).

Redação – 19.07.2023 – Marca também anuncia que potência de 460cv a gás chegará ao longo de 2024 

A Scania apresentou seu caminhão movido a gás com maior autonomia já visita. Usando GNV ou biometano, o veículo consegue percorrer até 900 quilômetros sem reabastecimento, com uma potência de 410 cv. O Scania X-gas deve chegar ao mercado a partir do último trimestre deste ano e as encomendas já podem ser feitas pelas transportadoras interessadas. 

A demanda por um caminhão com maior autonomia vinha dos clientes, que pediam por um veículo que pudesse operar em rotas mais longas e dar mais flexibilidade ao abastecimento. A fabricante já vende veículos de 410 cv a gás desde 2019 e confirma que ao longo de 2024 chegará mais uma opção para a família a gás: o motor de 460 cavalos de potência. 

O Scania X-gas é um modelo G 410 8×2, com chassi rígido. Seu motor dispõe de 410 cavalos de potência e desenvolve um torque de 2 mil Nm. É o propulsor mais potente nesta categoria 8×2. A distância entre-eixos é de 6.950 mm, o que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás, oito de cada lado. São oito cilindros com capacidade de 118 litros e outros oito de 95 litros. O volume total suporta impressionantes 406 metros cúbicos de gás. 

A composição poderá carregar até 30 pallets, seguindo a lei, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado (6×2) mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8×2 com 29 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). 

Para se ter ideia de comparação com o atual caminhão a gás disponível, o entre-eixos é de 3.750mm (ou 3.950mm) com oitro cílindros, quatro de cada lado nas laterais da longarina, com opção de 118l ou 95l, que propiciam um volume total de 226 metros cúbicos ou 182 metros cúbicos, para uma autonomia entre 400 a 500 quilômetros. 

Transição verde 

A Scania acredita ser capaz de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Na visão da empresa, os veículos elétricos são o futuro, mas a passagem do modal diesel deve ter a solução a gás como intermediária, da mesma forma como tem sido na Europa. No Brasil, a Scania é pioneira na introdução de caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) ou liquefeito (GNL) e/ou biometano e já vendeu 750 modelos, desde 2019. 

Os motores já são Euro 6 desde a chegada ao país junto da Nova Geração, em 2018. Suas potências não mudaram. As apostas continuam sobretudo na potência de 410 cv e também na opção de 340 cv. O R 410 6×2 e o P 340 4×2 podem transferir cargas de até 58 toneladas em médias e longas distâncias em conjuntos de três ou quatro eixos. 

Os pioneiros Scania movidos a gás têm motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis), são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos, não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. 

A fabricante garante que a segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). 

Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou em cima do caminhão.