Da Canaris – 07.08.2023 – Projeto envolveu a desmontagem do equipamento anterior e a instalação do novo moinho, dobrando a capacidade da linha para 90 toneladas/hora e de forma automatizada
Com o objetivo de melhorar a produtividade da área de moagem, uma mineradora brasileira, considerada uma das 30 maiores minas de zinco do mundo, decidiu trocar um de seus moinhos por um equipamento mais atualizado. Um projeto desafiador que foi realizado com sucesso graças ao contrato de serviços proposto pela Metso.
Realizado em 45 dias, durante a parada programada pela mineradora, a troca envolveu a desmontagem do equipamento anterior e a instalação do novo moinho, dobrando a capacidade da linha para 90 toneladas/hora.
Além do aumento de capacidade e qualidade da moagem, com equipamento moderno e automatizado, o processo envolveu uma entrega com segurança. No pico da obra, o projeto envolveu aproximadamente 95 profissionais diretos da Metso e mais os terceirizados, contratados para serviços específicos. Foi o caso da movimentação segura das peças, atividade que envolveu a instalação de um pórtico na planta, especialmente para a desmontagem e montagem.
O moinho é um dos equipamentos que mais necessitam atenção e avaliação para sua troca, devido ao grau de complexidade e tamanho. Qualquer intervenção é sempre muito estudada. “O maior desafio foi realizar o planejamento, firmar contrato com empresas subcontratadas de grande porte, definir sequências de atividades, com detalhamento técnico e manter a assertividade nos prazos”, explica Marcos Bezerra, gerente de serviços Metso.
Segundo Bezerra, a mineradora estava trabalhando no projeto há mais de três anos, com planejamento e engenharia. Já a equipe de serviços de campo da Metso precisou ajustar toda a programação, contratação de efetivo, mobilização, engenharia e gestão e contrato dentro de 20 dias, de forma a atender o prazo solicitado pela mineradora. Cumprir o serviço dentro de um prazo recorde, foi somente possível por alguns fatores que foram fundamentais para realização do serviço.
Primeiro, a Metso conhecia a operação no local, por ter atendido uma demanda anterior para operação do moinho antigo. Outro ponto positivo é a experiência e conhecimento técnico em vários contratos de serviço de campo similares a esse projeto. O fato de ser fabricante e ter know how de engenharia internalizados no Brasil também contribuiu para que o seguisse de acordo com os requisitos do cliente.
Este DNA de engenharia permitiu ainda à Metso utilizar recursos que reforçam a confiabilidade do equipamento instalado. Foi o caso do alinhamento do sistema de acionamento do moinho, no qual foi adotado o método de relógios comparadores, que permite instruções mais precisas à equipe de montagem.
“Assim como em outros contratos, o processo sempre envolve várias áreas da empresa, desde a engenharia que alinha o projeto do equipamento ao site da mineradora, até a área de RH, que trabalha em paralelo para identificar e contratar a mão de obra especializada, treinar e educar sobre os conceitos de segurança da empresa”, complementa o Bezerra.
Além da desmontagem e montagem, a lista de atividades executadas incluiu a substituição do sistema de acionamento do moinho do novo moinho, assim como a substituição das unidades de lubrificação e da caixa de descarga. Também fizeram parte do contrato a montagem de tubulações de água, ar e lubrificação do moinho novo e a adequação da estrutura metálica da peneira existente e da plataforma metálica de alimentação do moinho. Tudo ao que se refere a estrutura de instalação do equipamento no processo.
Na prática, o contrato foi iniciado com a visita de planejamento no começo de fevereiro deste ano e com a mobilização de recursos e de pessoas 22 dias após. Já a preparação de materiais, peças recursos e insumos ocorreu em 12 dias, ocupando pouco mais da primeira quinzena de março. Com a organização pavimentada, a Metso pode executar as etapas mais complexas de desmontagem do moinho obsoleto e montagem do novo, incluindo o comissionamento e os testes em operação assistida.
Os procedimentos de segurança fizeram parte de todas as etapas, principalmente pela montagem e desmontagem ter acontecido em área confinada. Segundo Bezerra, a empresa alinhou os procedimentos de segurança determinados pela mineradora com as regras que adota em contratos de serviços de campo.
Marcos Bezerra comenta que segurança é um valor incondicional para todos os contratos de serviço. “Os profissionais técnicos que realizam os trabalhos em campo são treinados e promovem entre equipes essa cultura, inclusive para o cliente e em outras equipes contratadas”. Ele finaliza que agilidade e segurança não são contraditórios e explica que as atividades de manutenção não precisam ser executadas de forma mais rápida e sim da melhor forma possível. Com um planejamento que entende a realidade do cliente e com zero acidente, é possível cumprir os prazos de contrato, assim como foi feita neste projeto complexo de troca de moinhos.