DNIT quer melhorar escolha de asfalto na recuperação de rodovias

Redação – 30.08.2023 – Especialista do órgão mostrou que há uma tendência pelo CAP 50/70 que não leva em conta características de cada rodovia  Durante o Workshop Asfaltos, promovido ontem (29/8) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Luciana Dantas, engenheira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), apontou falhas no […]

Por Redação

em 30 de Agosto de 2023
Redação – 30.08.2023 – Especialista do órgão mostrou que há uma tendência pelo CAP 50/70 que não leva em conta características de cada rodovia 

Durante o Workshop Asfaltos, promovido ontem (29/8) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Luciana Dantas, engenheira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), apontou falhas no processo de planejamento que o órgão tem feito na pavimentação e recuperação de rodovias. 

De acordo com a especialista, há uma tendência da área técnica de escolher sempre o CAP 50/70, independentemente de onde seja o projeto. Levando em conta que as temperaturas médias são diferentes para cada região do Brasil, Luciana afirma que é preciso escolher o ligante asfáltico ideal para cada cenário. 

“Precisamos ter mais ferramentas que ajudem a selecionar melhor o ligante para as obras”, diz a especialista. Segundo ela, o DNIT tem feito parcerias com a academia para desenvolver melhores métodos de pavimentação. Entre as metas, estão estudar as tecnologias disponíveis no Brasil e no mundo e o que é factível de ser implementado no País.