Redação – 20.09.2023 – Realizado em Florianópolis, o Construsummit 2023 reuniu 1,5 mil pessoas para debater sobre desafios habitacionais e o cenário da indústria da construção no país
A quinta edição do Construsummit, realizada nos dias 13 e 14 de setembro em Florianópolis (SC), reuniu cerca de 1,5 mil pessoas e 77 palestrantes para discutir sobre gestão e tecnologia voltado para a indústria da construção. Entre os temas abordados, destaca-se o cenário econômico da construção civil no País.
Segundo Ieda Vasconcelos, economista-chefe da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), palestrante no Fórum Executivo, após um hiato de mais de 13 anos o segmento voltou a crescer, por três anos consecutivos.
Em 2021 e 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil cresceu, respectivamente, 9,7% e 6,9%, enquanto neste ano o aumento acumulado até o mês de julho foi de 1,5%. Apesar da leve desaceleração, a economista enxerga um cenário otimista, destacando que o setor criou mais de 600 mil novas vagas de emprego desde a pandemia.
Se o panorama da cadeia econômica é positivo, no âmbito da inovação o desafio é outro. Para o PhD e professor honorário da University of Southern California, Lucio Soibelman, um dos destaques da plenária, o principal problema é a falta de mão de obra qualificada para trabalho com a tecnologia especializada para a construção.
“O engenheiro precisa ser mais ativo no seu aprendizado e entender que a evolução tecnológica está acontecendo muito rápido. Observo que as principais dificuldades do mercado atual estão nas interfaces, ou seja, no jeito que o engenheiro civil explica, para o engenheiro de computação ou para as demais áreas envolvidas, o que necessita do software”, afirmou.
O Construsummit foi considerado um sucesso por seus organizadores e já está confirmado para 2024.