BNDES aprova R$ 10 bi para iniciativas ferroviárias no Estado de SP

Redação – 26.09.2023 – Projetos envolvem implantação do Trem Intercidades Eixo Norte e aquisição de trens para a Linha 2 do metrô  O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de dois projetos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Estado de São Paulo. São R$ 10 bilhões que serão […]

Por Redação

em 26 de Setembro de 2023
Redação – 26.09.2023 – Projetos envolvem implantação do Trem Intercidades Eixo Norte e aquisição de trens para a Linha 2 do metrô 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de dois projetos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Estado de São Paulo. São R$ 10 bilhões que serão usados em iniciativas de mobilidade urbana baseada em trilhos. 

O principal projeto aprovado é para a implantação do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC Eixo Norte), que ligará São Paulo a Campinas, com aporte no valor de R$ 6,4 bilhões. Os outros R$ 3,6 bilhões são para a aquisição de 44 trens (composições) no âmbito do projeto de extensão da Linha 2-Verde do metrô de São Paulo. 

O projeto TIC consiste em uma PPP para implantação e operação de trem de média velocidade ligando São Paulo a Campinas, contando com serviço expresso entre as duas cidades, com 101 quilômetros de extensão; serviço parador entre Francisco Morato e Jundiaí, com 44 km de extensão e atravessando oito municípios (TIM – Trem Intermetropolitano); e serviço parador metropolitano (Linha 7-Rubi), ligando São Paulo a Francisco Morato, hoje operado pela CPTM, com 57 km. 

O TIC Eixo Norte foi concebido sob o regime de concessão patrocinada. O edital foi publicado em 25 de março deste ano, e o leilão está previsto para 28 de novembro. O investimento do projeto está estimado em R$ 12,5 bilhões. 

Linha 2-Verde 

A Linha 2 do Metrô de São Paulo, que atualmente liga a Vila Madalena à Vila Prudente, será prolongada por 8,2 km e ganhará oito novas estações até a estação Penha, onde haverá integrações com a Linha 3 (Vermelha) e a Linha 11 (Coral). A extensão da Linha 2 gera uma necessidade operacional de 44 novos trens. O financiamento aos 44 trens, no valor de R$ 3,6 bilhões, irá garantir que serão produzidos pela indústria nacional.