Redação – 27.09.2023 – Caminhonete ainda é um protótipo e vai passar por testes antes da montadora decidir se irá colocar um modelo para produção
A Toyota revelou o protótipo da Hilux movida a célula de combustível de hidrogênio. Apresentada em sua fábrica em Derby, na Inglaterra, a caminhonete ainda é apenas um chassi, praticamente, e utiliza a Toyota Mirai, tecnologia de hidrogênio desenvolvida pela própria montadora.
O projeto começou no início do ano passado com um estudo de viabilidade realizado pela Toyota Manufacturing UK e pela Toyota Motor Europe, com financiamento do governo do Reino Unido.
O design e desenvolvimento começaram apenas em julho de 2022, com a construção do protótipo iniciando em junho deste ano. O primeiro dos 10 veículos que devem ser construídos até o final de 2023 foi concluído apenas três semanas depois.
Agora ele será submetido a testes rigorosos para garantir que a segurança, o desempenho dinâmico, a funcionalidade e a durabilidade atendam aos altos padrões exigidos de um modelo de produção.
Ricardo, uma consultoria global estratégica de engenharia e ambiente especializada nos setores de transporte, energia e recursos escassos, apoiou os preparativos para a construção do protótipo, realizando tarefas de design e desenvolvimento e confirmando todo o processo de fabricação em paralelo com as equipes da Toyota.
A consultoria também realizará uma avaliação completa do veículo nos próximos meses, antes de uma decisão sobre um potencial modelo de produção a ser introduzido na segunda metade desta década.