Redação – 26.10.2023 – Empresa de telecom do grupo TecBan começa a atuar com soluções em gestão de redes e links, suporte técnico em campo e monitoramento remoto
A TBNet, operadora de telecom da TecBan, passa a disponibilizar a solução Outsourcing TBNet – um serviço de terceirização focado em telecomunicações e tecnologia. A empresa vai usar a infraestrutura criada para atender os caixas do Banco24Horas, espalhados em mais de 17 mil estabelecimentos. Para atender essa atividade, a TBNet precisou customizar entregas em infraestrutura de redes e telecom, de maneira que a sua solução de Outsourcing ofereça uma gama de serviços de gestão, manutenção, consultoria, entre outros.
“Percebemos que muitos clientes acabam perdendo contratos porque não há uma área focada na gestão e otimização de recursos de telecom. Então, a solução de Outsourcing TBNet chega para preencher essa lacuna, pois muitas vezes uma instituição financeira ou uma empresa de varejo tem mais de 4 mil links para gerir e não há foco na sinergia e customização desse tipo de serviço. Nós da TBNet podemos fazer essa gestão com eficiência e qualidade”, diz Alexandre Coelho, gerente executivo da TBNet.
Agora, com o Outsourcing TBNet, a companhia passa a oferecer os seguintes serviços:
Gestão de redes de telecom com serviços de campo
Passa a disponibilizar equipes especializadas em todo território nacional para dar suporte ao ambiente produtivo e outras demandas presenciais. A TBNet passa a cuidar das ações coordenadas entre as equipes de campo e entre o centro de gerência de redes por meio de ferramentas específicas de gestão de força de campo. Isso significa que a TBNet passa a cuidar da análise de viabilidade, ou seja, da inspeção técnica no ambiente para validação de requisitos de implantação de projeto, além de ser responsável pelo acompanhamento de atividades, com visitas conjuntas, assegurando aos clientes a validação técnica de conformidade do ambiente com os parâmetros estabelecidos. Opcionalmente, a TBNet pode operacionalizar o controle e logística dos equipamentos.
Monitoramento
Por meio do serviço de Outsourcing, a TBNet passa a oferecer também soluções de monitoramento de redes 24/7, através de alarmes e plataformas de gestão. Este tipo de serviço inclui o registro e acompanhamento dos chamados, compreendendo acionamento e interação com outras operadoras e fornecedores. Além disso, também prevê manutenção preventiva, com execução de rotinas e procedimentos periódicos (diário, semanal, mensal) com foco na detecção proativa de eventos que possam causar incidentes. Tudo isso com acompanhamento dos indicadores das redes e apontamento dos desvios em relação às metas definidas por cada companhia.
CGR – Centro de Gerência de Redes
A TBNet criou o CGR (Centro de Gerência de Redes) para manter os altos níveis de desempenho e disponibilidade das redes, por meio do gerenciamento proativo, monitoramento dos alarmes e das plataformas de gestão, atuando tempestivamente nos incidentes e na causa raiz dos problemas. Essa área realiza a gestão de performance – analisando o tráfego e desempenho da rede.
Engenharia
Solução desenvolvida para garantir a capacidade e a performance adequada para o ambiente produtivo, implementando adequações necessárias, assegurando a evolução tecnológica dos ativos. Inclui ainda arquitetura de soluções – com sugestões aplicadas a cada negócio, além do planejamento para gerir o crescimento ordenado e sustentável de capacidade e adoção de novos recursos, processos de otimização de redes e suporte a implementação de novos projetos de telecom, de forma a criar sinergia.
Implantação
Estrutura dedicada à inteligência estratégica para implantação controlada e emergencial de novos produtos, soluções e expansões na rede existente. Inclui: planejamento de execução, que prioriza a eficiência e aderência aos prazos e padrões de qualidade da empresa; gerenciamento de novas demandas – com análise e estruturação de ações para endereçar expansões de redes, novos produtos e soluções; e implantação das soluções e gerência dos novos projetos de telecom.
TEM – Gestão financeira unificada de prestadores
Este serviço prevê o controle, visibilidade e otimização de todos os serviços. Com controle de contratos e faturamento – gestão dos ciclos de contratos, aditivos e faturamentos quanto a validades. Também inclui a validação de consumo, ou seja, a comparação de demonstrativo de despesas apresentados pelas operadoras e consumos realizados pela empresa. Além de possibilitar a interface com operadoras para contestação de valores, caso seja necessário.
Isso significa que a TBNet passa a ser responsável pelo acionamento das operadoras para abertura de contestação de cobranças e verificação de inconsistências contratuais balizadas pelos contratos vigentes e normativas da Anatel. Também fica responsável pela produção de relatórios personalizados para visualização de consumo dos recursos, bem como o rateio dos gastos conforme necessidade da empresa.
Outro serviço que pode ser contratado é o de controle do fluxo de pagamento para gestão das faturas desde o recebimento, a validação, contestação (se aplicável) e rateio até a sinalização de conformidade para o devido pagamento.