Construção da Linha 6-Laranja do metrô de SP dá espaço para jovens engenheiros

Redação – 29.11.2023 – Concessionária Linha Uni conta com profissionais em início de carreira, já no comando do projeto de 15,3 km de trilhos A Linha Uni, concessionária da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, busca incentivar a diversidade de perfis em seus postos de trabalho e colocou jovens no comando do empreendimento. Pelo […]

Por Redação

em 29 de Novembro de 2023
Obras para construção da Estação Santa Maria (foto: divulgação Linha Uni).
Redação – 29.11.2023 – Concessionária Linha Uni conta com profissionais em início de carreira, já no comando do projeto de 15,3 km de trilhos

A Linha Uni, concessionária da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, busca incentivar a diversidade de perfis em seus postos de trabalho e colocou jovens no comando do empreendimento. Pelo tamanho da obra, considerada a maior em mobilidade urbana a ser tocada atualmente na América Latina, é uma oportunidade de crescimento e conhecimento.

“A moçada quer vir trabalhar na Linha Uni porque é tudo o que você, como profissional, vai poder ver e querer viver ao longo da sua carreira como engenheiro civil; tem sido assim para mim desde o começo”, conta Gustavo Coelho, gerente de projetos.

O aprendizado também é considerado um ponto fundamental para esses engenheiros. “Aqui tem uma multidisciplinaridade muito grande, que vai além da atuação com projetos, como estruturação financeira, meio ambiente, comunicação social, etc. A gente não imagina nada disso quando começa a trabalhar. E aí temos essa oportunidade de aprender e se desenvolver, de criar. A obra da Linha 6 é uma grande escola”, relata Guilherme Assis, engenheiro de projetos da Linha Uni.

Camila Heraclio, supervisora de Projetos de Obras Civis na Concessionária Linha Universidade, destaca o quão gratificante é observar o progresso da obra e de que forma isso é importante para aplicar abordagens precisas durante as escavações da Linha 6-Laranja. “Nós monitoramos de perto todas as atividades realizadas nos canteiros e os equipamentos, e assistir essa evolução diariamente, nos permite fazer ajustes de acordo com as necessidades da obra, buscando sempre o melhor resultado, pois sabemos que, ao final, ela vai ajudar na rotina de muita gente”.

Com 15,3 quilômetros, a Linha 6-Laranja de metrô reduzirá a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de 1h30. A linha deverá transportar cerca de 633 mil passageiros por dia entre a futura Estação Brasilândia e a Estação São Joaquim.