Redação – 15.01.2024 – Enquanto o mercado brasileiro de caminhões retrai 16,39%, a montadora tem ano excepcional para as vendas e consolidação da marca DAF no Brasil
A aposta estratégica da DAF Caminhões de vender veículos Euro 6 se provou uma decisão acertada no fechamento de 2023. Ao todo, foram 8.344 unidades emplacadas com a nova tecnologia, resultado que posicionou a fabricante nas primeiras posições do ranking de vendas do mercado. Dos caminhões pesados, foram 7.512 unidades, cujo principal modelo é o reconhecido e vice-líder de vendas, o DAF XF; dos semipesados, foram 832 veículos emplacados – número que representa a ascensão das vendas do DAF CF Semipesado Rígido.
A marca ampliou seu market share no segmento acima de quinze toneladas para 3% e, acima de 40 toneladas, para 13,9% – o melhor desempenho da companhia nos primeiros 10 anos de operação brasileira. A montadora havia encerrado 2022 com 6.793 veículos emplacados – contra as 8.344 unidades de 2023, o que representa um crescimento de 22,8% nos emplacamentos da marca. O DAF XF, modelo mais vendido da DAF, segue na vice-liderança no segmento de pesados com a configuração de 530 cavalos e na quarta posição do ranking com a versão de 480 cavalos.
Segundo a companhia, foi a estratégia de antecipar, em 2020, a adaptação dos caminhões Euro 5 à tecnologia do Proconve P8/Euro 6 que permitiu à montadora estar um passo à frente no final de 2022, apresentando caminhões Euro 6 prontos para comercialização, já testados e aprovados pelos nossos clientes.