BYD demonstra interesse em comprar mineradora brasileira de lítio

Redação – 19.01.2024 – Montadora de carros elétricos diz querer verticalizar produção desde a exploração e beneficiamento do lítio Informações do Financial Times apontam que a fabricante chinesa de carros elétricos BYD está em negociações com a Sigma Lithium para uma aquisição ou formação de joint venture. A mineradora brasileira de lítio pode ser parte […]

Por Redação

em 19 de Janeiro de 2024
Redação – 19.01.2024 – Montadora de carros elétricos diz querer verticalizar produção desde a exploração e beneficiamento do lítio

Informações do Financial Times apontam que a fabricante chinesa de carros elétricos BYD está em negociações com a Sigma Lithium para uma aquisição ou formação de joint venture. A mineradora brasileira de lítio pode ser parte de uma estratégia recém-anunciada pela BYD de verticalizar a produção de veículos elétricos no Brasil, desde a exploração e beneficiamento do lítio, passando pela fabricação de baterias, até a produção de ônibus e automóveis.

Citando o Financial Times, a Reuters apontou que a presidente-executiva da Sigma, Ana Cabral Gardner, se encontrou com Alexandre Baldy, presidente da BYD no Brasil, em dezembro de 2023 em São Paulo. A matéria não traz mais informações e diz que há um acordo de confidencialidade entre as partes.

A Sigma disse em janeiro que iniciou uma listagem primária da Sigma Brasil na Nasdaq e na bolsa de valores de Cingapura. Mas segundo matéria da Exame, desde dezembro, os acionistas da Sigma Lithium estão trabalhando em um possível acordo de venda, que esperam concluir até fevereiro. A estratégia de listagem em bolsa é parte de uma estratégia para facilitar a venda a grupos chineses.

Em entrevista à agência epbr, Baldy diz que quer ter o maior volume possível de partes, peças e componentes fabricados localmente, incluindo baterias. Por isso, a empresa anda de olho em projetos que envolvem o lítio no Brasil, principalmente em Minas Gerais e Bahia.

O executivo disse na mesma entrevista que quer fazer do Brasil um hub regional na América Latina para a BYD. Esta visão de integração de toda a cadeia produtiva está alinhada com as recentes decisões do governo federal, que deseja desenvolver a cadeia produtiva nacional de veículos elétricos com o lançamento do programa Mover e a volta da taxação de importados.

A BYD espera investir R$ 3 bilhões em um complexo fabril em Camaçari (BA) – assumindo a antiga fábrica da Ford – para fabricação de veículos elétricos e processamento de minerais críticos.