Trecho Norte do Rodoanel paulista recebe R$ 1,5 bi para obras

Redação – 05.02.2024 – R$ 1,35 bilhão serão financiados pelo BNDES em obras para conclusão da rodovia O governo de São Paulo fará um investimento total de R$ 1,5 bilhão para as obras no Trecho Norte do Rodoanel paulista. Os recursos são parte do aporte público que compete ao Estado de São Paulo, estabelecido no […]

Por Redação

em 5 de Fevereiro de 2024
Redação – 05.02.2024 – R$ 1,35 bilhão serão financiados pelo BNDES em obras para conclusão da rodovia

O governo de São Paulo fará um investimento total de R$ 1,5 bilhão para as obras no Trecho Norte do Rodoanel paulista. Os recursos são parte do aporte público que compete ao Estado de São Paulo, estabelecido no contrato de PPP junto à Concessionária Rodoanel Norte SPE S.A – sociedade de propósito específico constituída pela Via Appia Fip Infraestrutura, vencedora do leilão de concessão do Trecho Norte. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá financiar R$ 1,35 bilhão do valor para que o Estado faça frente aos investimentos necessários ao aporte público.

O projeto prevê a redução estimada de cerca de 30 mil caminhões e 54 mil automóveis na Marginal Tietê por dia. A utilização do Rodoanel Norte reduzirá o tempo de deslocamento entre as rodovias Dutra e Fernão Dias em 21 minutos, Dutra e Bandeirantes em 26 minutos e Dutra e Castello Branco em 27 minutos. O tráfego desviado da RMSP para o Rodoanel também reduzirá o deslocamento dentro da cidade na Marginal Tietê.

O Trecho Norte possui as condições de uma rodovia cujas principais características são a velocidade diretriz de projeto de 120 km/h, pista dupla separada por canteiro central e controle total de acesso, mantendo o padrão dos Trechos Oeste, Sul e Leste, em operação. A rodovia possui 19,7 km de vias em 4 faixas e 26,1 km de vias em 3 faixas.

Além disso, possui 14 túneis totalizando 12 km de extensão (cerca de 25% da extensão da rodovia) e 60 OAEs (obras de arte especiais). Adicionalmente, o contrato da PPP prevê uma série de intervenções por parte da concessionária relativas à mitigação do impacto ambiental, com 14 passagens de fauna e 46 caixas para produtos perigosos.

O Rodoanel de São Paulo foi concebido visando tornar o trânsito urbano mais ágil e eficiente mediante o desvio de tráfego de veículos pesados da região central da cidade, reduzindo os congestionamentos e liberando a malha viária interna da cidade para o trânsito local.