Porto de Santos recebeu primeiro porta-contêineres movido a GNL

O porta-contêineres movido a GNL atraca no Porto de Santos (foto: divulgação DP World).
Redação – 22.02.2024 – Navios movidos a GNL emitem menos gases de efeito estufa e são considerados uma alternativa sustentável para operações marítimas

A DP World recebeu, no mês passado, o CMA CGM BAHIA, um navio porta-contêineres movido a gás natural liquefeito (GNL) no Porto de Santos. O acontecimento marca a viagem inaugural de um navio com estas características no porto, um primeiro passo para uma era de transporte marítimo eco-friendly.

O CMA CGM BAHIA, com 336 metros de comprimento e capacidade para mais de 13 mil TEUs, iniciou sua viagem em Singapura no dia 28 de dezembro de 2023, atracando no Porto do Rio de Janeiro antes de fazer escala no Porto de Santos, no dia 22 de janeiro. A viagem da embarcação inclui diversas paradas em portos brasileiros, antes de retornar a Santos na viagem de volta a Singapura.

Os navios movidos a GNL estão ganhando reconhecimento por suas emissões reduzidas de gases de efeito de estufa, tornando-os uma opção mais sustentável no transporte marítimo, pois emite 40% menos CO² do que o carvão e 30% menos que o petróleo. A expectativa para 2024 é de que o número de navios eco-friendly semelhantes cresça no Porto de Santos, refletindo o compromisso da indústria marítima em construir um futuro mais sustentável na logística global.

Iniciativas sustentáveis

A DP World, com seu compromisso com a redução das emissões de carbono, vê a chegada do CMA CGM BAHIA como um marco fundamental, mas já vem trabalhando em formas de diminuir suas emissões. Em 2023, a empresa iniciou o aumento do uso de energia renovável por meio da eletrificação de seus RTGs (guindaste utilizado para movimentação de contêineres) no Porto de Santos.

Este projeto, que visa converter 22 guindastes até 2024, funciona por meio de um conjunto com “braço elétrico”, alimentado por cabos e interligado a duas hastes. Estima-se que esta transição reduza o consumo de diesel do terminal em até 60%, consolidando ainda mais a posição da DP World como líder em operações portuárias sustentáveis.

A empresa também está embarcando em um projeto piloto para testar RTGs movidos a hidrogênio no porto de Vancouver, no Canadá. Um combustível limpo e eficiente, o hidrogênio é uma tecnologia comprovada e uma escolha viável para alimentar máquinas pesadas. Previsto para começar no segundo trimestre de 2024, o piloto de hidrogênio estuda eletrificar 1.500 RTGs da frota global da DP World.