Redação – 22.02.2024 – Com a parceria da Atlas, volume de energia será equivalente a um terço do consumo energético da Votorantim Cimentos
A Votorantim Cimentos assinou um Contrato de Aquisição de Energia Elétrica (PPA, na sigla em inglês) com a Atlas Renewable Energy para o fornecimento de 100 MW médios de energia solar. Com previsão de duração de 15 anos, o contrato é o suficiente para atender um terço do consumo energético da empresa, contribuindo para o abastecimento das unidades produtivas localizados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
A nova geração de energia será proveniente do Projeto Solar Luiz Carlos, localizado no município de Paracatu (MG), que possuirá a capacidade instalada de 787 MWp, dos quais quase dois terços (470 MWp) serão destinados à Votorantim Cimentos. A conclusão do acordo ainda depende de condições usuais em operações dessa natureza, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
A fabricante de cimento quer intensificar o uso de energia renovável, aumentando o volume de energia limpa autoproduzida que consume. A meta da Votorantim Cimentos é ter 45% da energia consumida globalmente oriunda de fontes renováveis até 2030. Com esse novo projeto, 75% da energia consumida pela empresa no Brasil será proveniente de fontes limpas.
Paracatu já conta com outros projetos solares da Atlas, o que permitirá a continuidade dos investimentos da companhia no desenvolvimento da região, em termos ambientais e sociais, com ênfase à contratação de mão de obra local.