João Monteiro – 23.02.2024 – Filial em Sumaré recebeu clientes para mostrar dois modelos de retroescavadeira da fabricante indiana em operação
Desde 2017, quando a Volvo descontinuou sua linha de retroescavadeiras, a Tracbel não tinha um equipamento do tipo em seu portfólio. Para complementar as opções aos clientes, a dealer foi até a Índia para trazer a Bull ao mercado brasileiro e começou a apresentar o equipamento ontem (22/2), em um evento realizado na filial de Sumaré, no interior de São Paulo. A marca é a segunda mais vendida na Índia, com média de 30 mil máquinas por ano – praticamente o mesmo número que o mercado brasileiro vende no período – e está presente em 64 países.
Agnaldo Silva, responsável pela área de novos negócios, explicou que a Tracbel precisava de modelos versáteis em seu portfólio para atender clientes de pequeno e médio porte, que olham para a retroescavadeiras como um equipamento para atender diferentes demandas. Já a escolha pela Bull se deu por conta das especificações das máquinas, que são maiores que a maioria dos equipamentos do tipo no Brasil.
“O normal no Brasil são máquinas de 7,4 toneladas, por isso trouxemos modelos da Bull com 8,2 toneladas, mais fortes e com maior alcance”, disse o executivo. Por enquanto, a Tracbel vai importar dois modelos de retroescavadeiras, a Bull HD 96 (90hp) e a Bull HD 100 (100hp), máquinas que Silva acredita que terão forte apelo em operações de terraplanagem.
Um dos clientes que adquiriu uma máquina durante o evento de apresentação, e que tem uma operação de locação de máquinas em Mairiporã, comentou que pretende “fazer a fama” da máquina em sua região. A expectativa, segundo Silva, é de que ele adapte a máquina para realizar obras de saneamento assim que possível.
“As máquinas da Bull tem maior força para escavar e maior elevação de caçamba, trazem mais versatilidade”, diz Silva, que explicou que essas características colocam as retroescavadeiras em uma categoria diferente dos equipamentos compactos e das escavadeiras. “Nossos clientes enxergam essa qualidade.”
Estratégia de venda
Como master dealer, só a Tracbel terá o direito de vender os equipamentos no Brasil. A distribuidora também já conta com estoque local de retroescavadeiras e de peças para reposição, destacando o pós-venda como um de seus pontos fortes na hora de conquistar o cliente.
A nova representação também não atrapalha o contrato com a Volvo, já que é uma linha de máquinas que a fabricante sueca não produz mais. “A Bull pode até abrir espaço para atrair clientes novos para as lojas e mostrar outros equipamentos do portfólio que possam atendê-los”, comentou Silva.
O executivo ainda comentou que outros eventos de apresentação como o de Sumaré devem continuar acontecendo em outras filiais espalhadas pelo Brasil. “A escolha pela primeira apresentação no interior do estado é para representar a força do mercado local e servir como uma carta de boas vindas.”