Huawei defende automação no setor de mineração e óleo & gás

Redação – 06.03.2024 – Executivo aproveitou evento para comentar os principais benefícios que o 5G pode levar a estes setores A Huawei aproveitou o MWC Barcelona 2024, principal evento global do mercado de telecomunicações que aconteceu na última semana na Espanha, para apresentar suas iniciativas de automação em setores como óleo e gás e mineração. […]

Por Redação

em 6 de Março de 2024
Theodore Shao, vice-presidente da Unidade de Negócios para Indústrias de Mineração, Petróleo e Gás da Huawei na América Latina. Divulgação: Huawei.

Theodore Shao, vice-presidente da Unidade de Negócios para Indústrias de Mineração, Petróleo e Gás da Huawei na América Latina (divulgação: Huawei).

Redação – 06.03.2024 – Executivo aproveitou evento para comentar os principais benefícios que o 5G pode levar a estes setores

A Huawei aproveitou o MWC Barcelona 2024, principal evento global do mercado de telecomunicações que aconteceu na última semana na Espanha, para apresentar suas iniciativas de automação em setores como óleo e gás e mineração. De acordo com Theodore Shao, vice-presidente da Unidade de Negócios para Indústrias de Mineração, Petróleo e Gás da Huawei na América Latina, disse que “segurança, eficiência, baixo carbono e inovação ágil” são os principais requisitos da transformação digital no setor de mineração e de geração de energia.

Por exemplo, as minas a céu aberto geralmente estão localizadas em encostas altas de lugares de difícil acesso. O ambiente é desafiador para a transmissão de dados. A mineração remota, através da baixa latência e da banda larga de alta qualidade da rede privada 5G, facilita o trabalho. O 5G pode realizar chamadas de áudio e vídeo de alta definição e transmissão de sinais de controle, tornando a transferência de dados rápida e segura.

“Com base na conectividade eficiente do 5G, integrado à nuvem e à IA, é possível realizar várias tarefas, como inspeção inteligente, reduzindo o tempo de exposição dos trabalhadores a ambientes perigosos, garantindo a segurança do trabalho e o aumento da produtividade”, disse Shao.

Ao mesmo tempo, ele acredita que as aplicações remotas são igualmente excelentes em campos petrolíferos. Muitos ambientes de extração de petróleo também enfrentam dificuldades de coleta de dados, no manuseio de equipamentos e no tempo de resposta das condições de trabalho. No ano passado, a Huawei lançou uma série de soluções voltadas para a indústria de petróleo e gás, que ajudam a aumentar a eficiência da produção por meio de tecnologias digitais como o 5G.

Na América Latina, a Huawei tem uma equipe de soluções dedicada a apoiar as empresas locais de mineração, petróleo e gás. Ao mesmo tempo, a empresa também promove o desenvolvimento de soluções inteligentes para as indústrias tradicionais por meio da colaboração e da inovação.