Redação – 07.03.2024 – O Gridscale X permite que as concessionárias dimensionem a capacidade da rede e aumentem a visibilidade dos recursos de energia distribuídos (DER)
A Siemens anunciou o lançamento do Gridscale X, um novo software para o gerenciamento autônomo das redes de energia (grid). Com ele, a fornecedora traz um sistema modular para apoiar as distribuidoras na transição energética para uma fonte mais verde. Segundo a Siemens, já é possível dimensionar e aumentar a flexibilidade da rede rapidamente e lidar com a complexidade dos DERs.
A solução nasce como parte do portfólio do Siemens Xcelerator e é desenvolvida com os princípios básicos de design de interoperabilidade, flexibilidade, abertura, disponibilidade como serviço e com o mais alto nível de segurança cibernética. A companhia garante que o Gridscale X tem fácil implantação e é rápido na integração dos cenários de TI e OT existentes.
Isso significa que o Gridscale X pode atender e se adaptar às necessidades em evolução da indústria, complementado pelo ecossistema de parceiros abertos da Siemens Xcelerator, plataforma de negócios digital aberta que permite aos clientes acelerar sua transformação digital de maneira mais fácil, rápida e escalável.
Ainda segundo a Siemens, os requisitos de grid estão mudando tremendamente, impulsionados por um aumento de sete vezes os recursos de energia distribuída, colocando uma enorme pressão sobre as distribuidoras de energia. O Gridscale X permite que os operadores repensem o gerenciamento do grid, aumentem a capacidade rapidamente e aproveitem os recursos de energia distribuída para melhorar a satisfação do cliente. Em última análise, capacita as concessionárias a atingir o Net Zero, mantendo suas redes estáveis e confiáveis, segundo palavras da própria empresa.