Projeto da Aegea traz mais cibersegurança aos dispositivos móveis de funcionários

Redação – 17.04.2024 – Para garantir a segurança dos smartphones de seus colaboradores, Aegea adotou um sistema que permite a atualização remota dos aparelhos Celulares e outros aparelhos são usados diariamente dentro das empresas. Na Aegea, empresa privada que atua no setor de saneamento no Brasil, 70% dos seus colaboradores utilizam esses dispositivos móveis em […]

Por Redação

em 17 de Abril de 2024
Redação – 17.04.2024 – Para garantir a segurança dos smartphones de seus colaboradores, Aegea adotou um sistema que permite a atualização remota dos aparelhos

Celulares e outros aparelhos são usados diariamente dentro das empresas. Na Aegea, empresa privada que atua no setor de saneamento no Brasil, 70% dos seus colaboradores utilizam esses dispositivos móveis em campo para dar suporte à infraestrutura e registrar o consumo mensal de cada cliente. Para obter melhor aproveitamento e segurança dos aparelhos, a empresa investiu na estratégia de Gerenciamento de Dispositivos Móveis e já registrou diminuição de cerca de 50% em relação ao tempo de instalação dos celulares.

São mais de 13,4 mil dispositivos móveis Android usados em campo pelos funcionários, o que fazia a Aegea ter dificuldade em atualizar aplicativos corporativos e garantir a integridade de seus dados. Isso porque a empresa não tinha acesso remoto aos celulares e acesso ao uso dos colaboradores. Além disso, também enfrentavam problemas com um inventário desatualizado, falta de controle efetivo sobre eles e ausência de identificação individual em uso operacional, o que foi agravado pela perda e extravio de celulares.

A empresa de saneamento então apostou numa solução de gerenciamento remoto da Urmobo para garantir a gestão online e remota de 80% dos equipamentos, permitindo atualizações automáticas de aplicativos, mais segurança no uso, tanto para a própria empresa como para os colaboradores. Também possibilita o bloqueio e localização de aparelhos perdidos ou roubados, além de uma gestão de estoque automatizada e constantemente atualizada que inclui a identificação do usuário, que está passando por ajustes para adaptação do ambiente da Aegea.

Henrique Klem, gerente de Tecnologia da Aegea, diz que, desde que implementou o sistema, houve um impacto positivo em relação ao tempo de instalação. “Recentemente foram mais de 3 mil aparelhos que subiram num período bem curto aos novos colaboradores. Além disso, a interface é intuitiva e simplificada, facilitando o acesso às configurações desejadas com menos passos. Isso resulta em uma experiência de usuário mais fluida e estável, eliminando a lentidão e os delays na comunicação com os dispositivos”, finaliza.