Redação – 22.05.2024 – Ponte deverá substituir o uso do ferry-boat na travessia entre as cidades de Guaratuba e Matinhos, requalificando o ambiente para a preservação da fauna marinha local
A construção da Ponte de Guaratuba, importante obra ligando os municípios de Guaratuba e Matinhos, no litoral do Paraná, já iniciou. Fruto de um investimento de R$ 386,9 milhões do Governo do Paraná, através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/PR), a previsão é de que seja entregue em até dois anos.
A obra está sendo executada pelo Consórcio Nova Ponte, formado pela OEC – Engenharia e Construção, Carioca Engenharia e Goetze Lobato Engenharia. A estrutura principal da ponte terá 1.244 metros de extensão, com um vão de 160 metros e canal de navegação de 17 metros de altura por 90 metros de largura. A ponte terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
Ao todo, serão 64 estacas com 40 metros de comprimento médio, dos quais 30 serão submersos. Cada estaca pesa 34 toneladas. A operação de cravamento da primeira estaca, que ocorreu no final de abril, contou com o apoio de um conjunto de duas balsas de cravação equipadas com guindastes com capacidade de içamento de 270 toneladas cada, bem como equipamentos para execução deste serviço, a exemplo de martelos vibratórios e perfuratriz. Além das balsas de cravação, a obra também contará com balsas de concretagem que levam até oito betoneiras cada, todas manobradas por rebocadores.
A extensão total do complexo viário totalizará 1.826 metros, o que inclui 951 metros de acessos no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos. Dentro do projeto, também estão incluídas vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara, em Matinhos.
Benefícios para a fauna marinha
Assim que estiver concluída, a Ponte de Guaratuba vai substituir a travessia por ferry-boat, que é a principal fonte de ruído subaquático na baía criado por atividade humana, considerado por estudiosos um fator negativo e de grande relevância no comportamento de animais como golfinhos, botos e baleias.
Durante a elaboração dos estudos ambientais da Ponte de Guaratuba, pesquisadores observaram que ela deve trazer benefícios para a fauna marinha local, recuperando um ecossistema prejudicado por anos pelo tráfego intenso de ferry-boat e balsas, inclusive com o retorno de algumas espécies para a baía.
Obra no Sertão
Outra obra de destaque que a OEC está tocando é o trecho 5 do Canal do Sertão em Alagoas, que integra o eixo Água para Todos do Governo Federal e será construído entre os Km 123,4 e 150, nos municípios de São José da Tapera, Olho D’Água das Flores e Monteirópolis. A OEC executará a obra em consórcio com a TPF Engenharia usando recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A OEC já havia entregado o trecho 4 do Canal do Sertão em 2021. Para o trecho 5, o Consórcio foi contratado para elaborar os projetos executivos de engenharia, fornecer materiais, equipamentos e executar as obras civis para implantação de um trajeto de 26,6 quilômetros. Mais de 800 empregos devem ser gerados no pico da obra, com aproveitamento da mão de obra prioritariamente local.
Com a conclusão do trecho 5, o Canal do Sertão Alagoano completará uma extensão de 150 quilômetros. Ao final do projeto, a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e uma das maiores do Brasil, terá 250 quilômetros, alcançando a cidade de Arapiraca e beneficiando mais de um milhão de pessoas em 46 cidades do sertão e agreste alagoano.
Um dos grandes desafios de engenharia para a obra será a construção do terceiro túnel, com 1,5 quilômetro de comprimento, com classes de maciços rochosos que variam de II a V – a escala varia de I (mais dura) a V (menos dura). O projeto prevê tratamentos específicos para cada tipo de maciço, com aplicação de concreto projetado, armação metálica (tela), tirantes, cambotas e drenos curtos. Devido às características da rocha nos trechos iniciais do emboque e desemboque do túnel e a fim de garantir uma maior segurança e estabilidade, serão executadas enfilagens autoperfurantes em trechos com baixa cobertura de rocha.
O projeto contemplará a construção de 20 quilômetros de canal trapezoidal revestido com concreto; um túnel de 1,5 quilômetro; um sifão invertido com 1,5 quilômetro; quatro pontes-canal com um quilômetro de extensão, além de três comportas.