78% dos brasileiros querem ajuda de empresas na gestão de embalagens

Redação – 28.05.2024 – Pesquisa latino-americana revelou a percepção dos consumidores sobre o impacto negativo desses resíduos em suas residências e a necessidade de transformação Um estudo realizado pela consultoria La Vulca e Netquest, em parceria com a Bioelements, revelou a percepção do consumidor sobre a utilização das embalagens de plástico e a presença desse […]

Por Redação

em 28 de Maio de 2024
Redação – 28.05.2024 – Pesquisa latino-americana revelou a percepção dos consumidores sobre o impacto negativo desses resíduos em suas residências e a necessidade de transformação

Um estudo realizado pela consultoria La Vulca e Netquest, em parceria com a Bioelements, revelou a percepção do consumidor sobre a utilização das embalagens de plástico e a presença desse material em residências no Brasil, Chile e México. Os dados revelam que 78% dos brasileiros gostariam de ter mais ajuda das empresas na gestão das embalagens ao final de sua função.

A informação reflete uma alta consciência ambiental entre os latino-americanos, com 78% dos participantes reconhecendo o impacto negativo do plástico convencional em suas vidas. Para 82% dos latino-americanos questionados, há disposição em escolher produtos sustentáveis se estes forem equivalentes em qualidade e preço e 93% consideram os produtos biodegradáveis uma opção favorável. Além disso, mais de 75% consideram que uma marca melhoraria a sua imagem em relação ao consumidor se adotasse plásticos biodegradáveis em seus negócios.

Mas o desafio é como superar a lacuna entre essa conscientização e a reciclagem de embalagens plásticas, que só tem a adesão de 31% dos entrevistados nos três países consultados. Essa taxa é ainda menor no Brasil: só 4% dos resíduos foram reciclados no País em 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

O estudo mostra ainda que o plástico convencional flexível, utilizado em sacolas plásticas e embalagens de alimentos, representa 48% dos resíduos acumulados nas casas brasileiras, ao passo que apenas 32% dos entrevistados responderam que reciclam esse tipo de material, mostrando que ainda há espaço para maior gestão de embalagens.

Desconfiança do consumidor

Segundo dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cerca de 216 milhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados anualmente, do total, 52% são orgânicos e 19% são recicláveis, principalmente os plásticos, que representam 12%. Além disso, apenas 4,5% desses materiais são reciclados. A gestão diferenciada de resíduos também é escassa, sendo 56% destinados a aterros sanitários e cerca de 40% descartados indevidamente em aterros a céu aberto.

Nesse cenário, outro dado do estudo mostra insegurança entre os consumidores: 52% dos participantes brasileiros que não reciclam disseram que não o fazem por não confiar na gestão eficiente desses resíduos por terceiros, número ainda maior na média entre os três países pesquisados, chegando a 58% dos entrevistados. Para completar, 77% acreditam que os custos dessa gestão de resíduos deveriam ser de responsabilidade das empresas.