Pindamonhangaba se destaca com certificações de smart city

Redação – 18.06.2024 – Cidade paulista investiu em projetos de cibersegurança e de videomonitoramento

O program de smart city de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, engloba diversos projetos estratégicos como a melhoria da infraestrutura de dados com fibra óptica, Wi-Fi público, sistemas avançados de monitoramento por câmeras e a digitalização de serviços públicos. O programa visa melhorar a qualidade de vida dos cidadãos ao integrar a tecnologia para maior eficiência urbana, facilitando desde a mobilidade até a segurança pública, e promovendo uma cidade mais conectada e acessível.

CONTEÚDO RELACIONADO: PPPs em iluminação pública são oportunidades para as cidades se tornarem mais inteligentes

Pindamonhangaba já foi certificada com o selo Platina da ABNT NBR ISO 37120, certificação em sustentabilidade urbana oferecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além disso, recebeu o Selo Ouro do Connected Smart Cities, que reconhece boas práticas em cidades inteligentes.

A cidade também obteve a certificação ISO 27001, que atesta a excelência em segurança da informação, demonstrando um compromisso com a proteção dos dados dos cidadãos e a integridade dos sistemas públicos. Além disso, Pindamonhangaba foi reconhecida com a certificação ISO 14001, que destaca suas práticas de gestão ambiental e esforços contínuos para minimizar impactos negativos no meio ambiente.

Em segurança pública, a cidade conta com um sistema de câmeras integradas, combinado com softwares de análise de dados em tempo real, permite uma vigilância eficaz e uma atuação rápida das forças de segurança, garantindo a tranquilidade dos moradores e visitantes. Além disso, a cidade investiu em tecnologias específicas para prevenção e resposta a desastres naturais, como enchentes e desabamentos de encostas. Sistemas de alerta precoce, sensores de monitoramento de níveis de água e deslizamentos, bem como planos de evacuação eficientes, são parte do programa de smart city de Pindamonhangaba.