Extensão da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo pode gerar investimentos de R$ 3,4 bi

Redação – 26.06.2024 – Adição de duas novas estações pode trazer mais de 140 mil passageiros diários para a linha O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou o termo de aditivo para elaboração dos estudos de viabilidade e dos projetos executivos para a extensão da Linha 5-Lilás de metrô até o […]

Por Redação

em 26 de Junho de 2024
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Redação – 26.06.2024 – Adição de duas novas estações pode trazer mais de 140 mil passageiros diários para a linha

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou o termo de aditivo para elaboração dos estudos de viabilidade e dos projetos executivos para a extensão da Linha 5-Lilás de metrô até o Jardim Ângela. Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, o projeto vai contar com duas novas estações, Comendador Sant’anna e Jardim Ângela, e conexão com o terminal de ônibus existente na região, beneficiando usuários da Zona Sul de São Paulo.

A linha começa em Capão Redondo e atualmente vai até a Chácara Klabin. Com a extensão até o Jardim Ângela, a expectativa é de que pelo menos 150 mil pessoas vão usar essa linha todos os dias. O ramal será ampliado em mais 4,3 km de trilhos, sendo 3,2 km em elevado e 1,1 km subterrâneo. Haverá ainda a necessidade de intervenções viárias e construção de passarela para pedestres. A expectativa é a de que as obras comecem no primeiro trimestre de 2025 e sejam concluídas com o início da operação em 2028.

A demanda atual da Linha 5-Lilás, que liga a Chácara Klabin (Linha 2-Verde do Metrô) ao Capão Redondo, com 17 estações, é de mais de 507 mil passageiros por dia. Com as novas estações, passando para um total de 19, a estimativa é que o número chegue a 650 mil. A linha, que hoje tem 20 km de extensão, passará a ter 24,3 km.

Mais obras de mobilidade

A prefeitura da capital e o governo estadual formaram um convênio para a compatibilização das obras de prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho com a extensão da Linha 5 Lilás do Metrô. O documento estabelece que a Prefeitura ficará responsável pela execução da nova pista sul da avenida (sentido bairro) e o Estado irá executar as obras da pista norte (sentido centro). As melhorias vão beneficiar cerca de 870 mil pessoas das regiões de Capão Redondo, Campo Limpo, Vila Andrade e no Jardim São Luís, na Zona Sul da capital.

Essas obras de mobilidade fazem parte de um contrato mais amplo da Prefeitura de São Paulo que inclui a canalização de 3 km do Córrego Água dos Brancos e a construção de um reservatório para contenção de cheias com capacidade de 192 mil m³ (equivalente a 77 piscinas olímpicas), cujas obras foram iniciadas em julho de 2022.

O projeto prevê também o prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho em 3,3 km, conectando o terminal de ônibus Jardim Ângela à estação de metrô Capão Redondo. O trajeto contará com corredor de ônibus e ciclovia. O novo sistema viário também será composto por dois novos viadutos, ligando a Avenida Prof. Dr. Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck ao prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho. Também está prevista uma passagem inferior que interligará a Avenida Carlos Caldeira Filho com a Estrada do M’Boi Mirim.

A pista norte (sentido centro), que será executada pelo Governo do Estado, também receberá obras de extensão da Linha 5-Lilás do Metrô, ligando a estação Capão Redondo à futura estação Jardim Ângela, situada próxima ao Hospital M’Boi Mirim.

A assinatura do convênio permitiu, ainda, a inclusão das obras de requalificação da Av. Comendador Santana no mesmo contrato vigente. As intervenções serão executadas pela Prefeitura, sem acréscimos no valor inicial.