Setor de construção e incorporação deve ter aumento de 62,5% na contratação de executivos

Redação – 27.06.2024 – Projeção é da pesquisa Executive Market Outlook, da Evermonte Executive Search O setor de construção e incorporação tem a maior expectativa de crescimento no número de contratações de executivos para o segundo semestre de 2024 na pesquisa Executive Market Outlook, da Evermonte Executive Search. Elaborado a partir de entrevistas com executivos […]

Por Redação

em 27 de Junho de 2024
Redação – 27.06.2024 – Projeção é da pesquisa Executive Market Outlook, da Evermonte Executive Search

O setor de construção e incorporação tem a maior expectativa de crescimento no número de contratações de executivos para o segundo semestre de 2024 na pesquisa Executive Market Outlook, da Evermonte Executive Search. Elaborado a partir de entrevistas com executivos de diversas áreas, o estudo indica aumento de 62,5% no número de contratações do segmento, que lidera a lista dos cinco setores mais aquecidos seguido por serviços financeiros (45%), agronegócio (38,7%), varejo (35%) e serviços (31,58%).

O cenário de contratações de executivos apresenta um panorama otimista, com 30,71% das empresas prevendo aumento na força de trabalho. Essa expansão sinaliza a retomada da economia e a confiança das organizações em suas perspectivas de crescimento, segundo a Evermonte.

Dentre as habilidades mais importantes para as contratações, de acordo com a pesquisa da Evermonte, destacam-se cinco soft skills: orientação a resultados (11,47%), inteligência emocional (11,19%), comunicação e escuta ativa (10,91%), agilidade (10,62%) e resiliência (10,62%).

A orientação a resultados reflete um mercado cada vez mais digitalizado, que utiliza dados reais para guiar os processos de tomada de decisões, explica o estudo. Já os outros quatro aspectos estão relacionados à procura por líderes que consigam acompanhar este movimento, agindo estrategicamente frente a um contexto cuja maior vantagem competitiva é a adaptabilidade. Nesse sentido, segundo o estudo, a busca por resultados concretos impulsiona a demanda por profissionais cujas habilidades compreendam a tradução de ideias em ações e a geração de valor tangível a partir de uma cultura analítica.

A inteligência emocional se configura como a chave para navegar em ambientes complexos, construir relacionamentos autênticos e liderar com empatia – e, claro, está fortemente atrelada à comunicação clara, destaca o estudo. Por fim, a agilidade e a resiliência se conectam por sua própria essência, uma vez que lideranças ágeis e flexíveis são um grande ativo para as companhias de sucesso.