Neoenergia estuda a geração de energia eólica offshore no Ceará

Redação – 04.07.2024 – Empresa vai realizar estudos conjuntos com governo estadual para promover projetos eólico em alto mar

O Governo do Ceará e a Neoenergia assinaram memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) para o desenvolvimento de estudos conjuntos que incentivem projetos de geração de energia eólica offshore no litoral cearense. Esse já é o quinto acordo de cooperação firmado pela Neoenergia para o desenvolvimento da geração eólica offshore no Brasil. A companhia conduz ainda estudos para avaliar a viabilidade de implantação de projetos eólicos em alto-mar no Rio Grande do Norte, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

O governo cearense diz que o estado tem um grande potencial para a geração de energias renováveis e por isso tem colaborado para a consolidação de investimentos que impulsionem este mercado. O projeto da Neoenergia, caso se consolide, contribuirá de forma significa com o processo de diversificação sustentável do portfólio energético do estado, aproveitando a grande capacidade dos ventos marítimos.

A Neoenergia diz que o governo do Cerará está alinhado com seu estratégia, que enxerga ser importante para o Brasil por diversificar as fontes de energia. Além disso, o projeto tem potencial econômico relevante por conta dos possíveis investimentos e geração de empregos locais.

Acompanharam a assinatura do memorando o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston, a secretária de Articulação Política, Augusta Brito, a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros, a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, o secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Salmito Filho, o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, o presidente do Complexo Portuário e Industrial do Pecém, Hugo Figueiredo, além de representantes da Neoenergia.