Governo de SP acata contribuição pública e remodela acessos na concessão da Raposo Tavares

Redação – 11.07.2024 – Lote Nova Raposo vai atender pedido da sociedade paulistana que pedia um acesso para quem mora no Butantã e Alto Pinheiros O Governo de São Paulo recebeu 1.879 contribuições para o projeto de concessão rodoviária do lote Nova Raposo, colhidas nas consultas e audiências públicas realizadas pela Agência de Transporte do […]

Por Redação

em 11 de Julho de 2024
Redação – 11.07.2024 – Lote Nova Raposo vai atender pedido da sociedade paulistana que pedia um acesso para quem mora no Butantã e Alto Pinheiros

O Governo de São Paulo recebeu 1.879 contribuições para o projeto de concessão rodoviária do lote Nova Raposo, colhidas nas consultas e audiências públicas realizadas pela Agência de Transporte do Estado (Artesp). Mais de 60% das sugestões foram total ou parcialmente acatadas pela gestão estadual. Uma delas trata dos acessos nos bairros residenciais da capital como Butantã e Alto de Pinheiros.

Um dos principais gargalos atuais da rodovia Raposo Tavares é o alto volume de veículos nos acessos locais dessa região. Para melhorar o tráfego e desafogar o eixo principal para quem vai seguir na rodovia, a concessão prevê a construção de um acesso ligando a avenida Escola Politécnica com a Marginal Pinheiros e outro na chegada ao Butantã. Isso aliviaria o tráfego na rodovia, uma vez que cerca de 30% do fluxo chega via Politécnica. A medida foi estruturada após as contribuições colhidas durante a consulta pública. Com isso, um viaduto que antes era previsto entre a avenida Valentim Gentil e Alto de Pinheiros, foi retirado do projeto.

Com investimento total de cerca de R$ 7,1 bilhões, as intervenções vão aliar a expansão da malha viária e a redução da tarifa com a chegada do sistema free flow, diz o governo estadual. Ao todo, serão mais de 90 quilômetros de rodovia revitalizados. A previsão é que o edital de concessão seja publicado pelo Governo de São Paulo neste mês de julho. O contrato será válido por 30 anos.

Participação da sociedade

O objetivo é incluir a população nas discussões antes do lançamento do edital, atendendo aos princípios da transparência e ampla participação na estruturação dos projetos. As contribuições partiram de entidades da sociedade civil, empresas diversas e autoridades públicas.

Todas as manifestações foram analisadas por técnicos e equipes multidisciplinares do Governo de São Paulo, que aprofundaram os estudos com o intuito de aprimorar a modelagem original. As alterações acolhidas incluem redução das áreas desapropriadas e inclusão de investimentos.

O projeto Nova Raposo teve mais de 30 dias de consulta pública e duas audiências presenciais realizadas – com divulgação nos canais oficiais do Governo e imprensa. O aviso de realização das audiências foi publicado nos meios oficiais com oito dias úteis de antecedência.

A concessão do Lote Nova Raposo vai beneficiar moradores de 10 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, com foco em resolver gargalos principalmente no trecho urbano da Raposo Tavares que liga a capital a Cotia.

Inclusão de investimentos na Nova Raposo

O processo de consulta pública também recebeu pleitos para a inclusão de novos investimentos, como dispositivos de acesso, passarelas e duplicações. As contribuições foram analisadas sob o ponto de vista de engenharia, socioambiental e econômico-financeiro, sendo grande parte incorporada à concessão.

Serão implantados, por exemplo, 25 quilômetros de ciclovias na Raposo Tavares entre Cotia e São Paulo, além de quatro dispositivos em Araçariguama, Cotia e Carapicuíba e quatro novas passarelas ou passagens inferiores em Itapevi, Araçariguama e Cotia.

*Com informações da Artesp.