Acidentes com pipas na rede elétrica afetaram 250 mil clientes da EDP em 2024

Redação – 18.07.2024 – Riscos de acidentes aumentam durante o período de férias escolares. Em seis meses foram mais de 2.500 ocorrências deste tipo Durante o período de férias escolares, a EDP, distribuidora de energia de 28 cidades de São Paulo e 70 municípios do Espírito Santo, reforçou o alerta para os riscos de acidentes […]

Por Redação

em 18 de Julho de 2024
Redação – 18.07.2024 – Riscos de acidentes aumentam durante o período de férias escolares. Em seis meses foram mais de 2.500 ocorrências deste tipo

Durante o período de férias escolares, a EDP, distribuidora de energia de 28 cidades de São Paulo e 70 municípios do Espírito Santo, reforçou o alerta para os riscos de acidentes provocados pela prática de empinar pipas próximo das redes elétricas. As linhas de pipas – com ou sem cerol ou produtos cortantes – causam desligamentos ao romper os cabos de energia e também podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação.

Somente no primeiro semestre deste ano, quase 250 mil clientes sofreram com a falta de energia provocada por ocorrências envolvendo pipas enroscadas na fiação nas duas áreas de concessão da distribuição de energia onde a companhia atua. Foram registradas cerca de 2.500 ocorrências durante o período. O total de clientes impactados e ocorrências apresentou redução em relação ao primeiro semestre de 2023, mas os números ainda preocupam:

Balanço do primeiro semestre na área de concessão de SP (28 cidades)

2023

2.594 ocorrências

222.350 clientes impactados

2024

2.359 ocorrências

200.162 clientes impactados

Balanço do primeiro semestre na área de concessão de ES (70 cidades)

2023

345 ocorrências

62.708 clientes impactados

2024

232 ocorrências

49.749 clientes impactados

Tecnologia reduz prejuízo

Em muitos casos, a tecnologia do Centro de Operações Integrado (COI) da EDP ajuda a reduzir o impacto aos clientes por meio de manobras automatizadas no sistema de distribuição de energia, porém, os transtornos provocados por esse tipo de ocorrência são grandes e também podem causar acidentes com quem está soltando a pipa e a população ao entorno.

Quando detectada alguma anormalidade, o Centro de Operação atua no atendimento por meio de transferência automática da carga ao isolar o ponto de falha na distribuição ou, quando necessário, realizar o contato direto com as equipes de campo para reparo in loco. Ou seja, a tecnologia permite que o sistema isole automaticamente o trecho defeituoso e realize uma autoconfiguração para que não haja interrupção de energia no cliente ou para a região abastecida pela rede em questão.