Redação – 02.08.2024 – Concessionária tem alcançado ótimas métricas em cidades como Cuiabá, Mirassol e Paranaguá
A Iguá Saneamento celebra sete anos de atuação. Presente em 27 municípios e atendendo mais de 3 milhões de pessoas, a empresa busca universalizar o saneamento em diversas cidades onde atua, como em Cuiabá (MT), onde todas as localidades urbanas regularizadas têm acesso à água tratada. A concessionária Águas Cuiabá, responsável pelo pacote de obras, melhorias e investimentos que reposicionaram a capital mato-grossense no cenário nacional, recebeu pela terceira vez o prêmio “Casos de Sucesso”, promovido pelo Instituto Trata Brasil e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), por manter um dos maiores investimentos por habitante nos serviços essenciais.
Outro município a alcançar a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento é Mirassol, no noroeste do estado de São Paulo, onde os serviços de água e esgoto já atingiram 100% de cobertura. Paranaguá, no Paraná, também se destaca, alcançando o índice de 97% de atendimento com coleta e tratamento de esgoto em dezembro de 2023, com a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Emboguaçu.
No Rio de Janeiro, a concessionária Iguá Rio tem o desafio de melhorar a distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto para mais de 1,2 milhão de pessoas. Atuando na região da Zona Oeste da cidade, além dos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, a concessionária vem implementando reformas e instalando infraestrutura para áreas de alta ocupação de solo, como os Coletores de Tempo Seco (CTS), que possuem a função de interceptar o esgoto despejado na rede pluvial, levando para estação de tratamento e protegendo, assim, os corpos hídricos.
Ainda no Rio, a concessionária iniciou o processo de dragagem do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá em abril deste ano. A obra, considerada a maior operação de retirada de resíduos da história das lagoas, está programada para durar 36 meses e vai contribuir com a qualidade hídrica e, consequentemente, o equilíbrio do ecossistema da região. Ao final do processo, a concessionária Iguá Rio prevê a retirada de cerca de mil piscinas olímpicas de sedimentos finos das lagoas e o plantio de, aproximadamente, 165 mil mudas de espécies nativas. Desde 2021, a Iguá Rio já recuperou quatro hectares de manguezais na região.