O mercado de autobetoneiras está aquecido com as iniciativas de fabricantes como a Convicta e a Zoomlion. Enquanto a primeira aposta em caminhões com betoneiras de 10 m³ e viu suas vendas dobrarem no primeiro semestre de 2024, a segunda acaba de voltar para o Brasil com a importação de um modelo de 8 m³.
A falta de operadores de autobetoneiras no mercado de trabalho fez com que a Convicta apostasse em equipamentos maiores. Tifany Souza, líder de Marketing da Convicta, explica que modelos de 10 m³ não precisam sair com o volume todo preenchido, o que permite atender diferentes tamanhos de obra e justificar melhor o investimento – mesmo que este seja maior inicialmente.
Segundo a executiva, essa estratégia permitiu à Convicta dobrar as vendas de autobetoneiras na comparação entre o primeiro semestre de 2024 com o de 2023. A maioria das vendas é de modelos de 10 m³, que apresentam o diferencial de uma linha d’água maior, ou seja, ele pode carregar um pouquinho a mais de concreto do que os outros.
Tifany também conta que o crescimento do programa Minha Casa Minha Vida impactou o mercado e impulsionou as vendas de autobetoneiras, centrais de concreto e usinas de concreto da Convicta. A frota de 200 equipamentos da fabricante para locação também está toda locada, o que mostra o sucesso da empresa em 2024.
Zoomlion volta para o mercado de autobetoneiras
Já a Zoomlion está de volta ao mercado brasileiro de autobetoneiras com um modelo de 8 m³, tamanho escolhido para diminuir os custos de importação – duas betoneiras com este volume conseguem ocupar apenas um contêiner, algo que não seria possível com uma de 10 m³.
Essa estratégia permitiu diminuir o preço de venda, segundo Ronildo Donizete, consultor de Bombas de Concreto da Zoomlion. Mesmo importando, só a betoneira sairia com preço 20% menor que o mercado brasileiro. No entanto, o equipamento será vendido somente junto com cavalo, que pode ser da Volkswagen, Volvo ou Mercedes-Benz.
Donizete entende que o mercado de autobetoneiras está saturado, mas diz que o parque é antigo e as construtoras e concreteiras precisam atualizar suas máquinas. A intenção é que a autobetoneira seja uma forma de conquistar novos clientes no mercado da construção e aumentar ainda mais a liderança da Zoomlion em bombas de concreto. “Todas as concreteiras precisam de mais de uma autobetoneira e isso abre mercado para nossas bombas”, completa o consultor.
A Zoomlion Brasil vai contar com um estoque local do equipamento e Donizete diz que será possível entregar o produto em 15 dias após a emissão da nota. A expectativa é que a fabricante chinesa ainda traga mais equipamentos para o Brasil, principalmente de linha amarela e para mineração, como perfuratrizes e caminhões fora de estrada.