A Padtec Holding, única acionista da Padtec S/A, principal fabricante de sistemas de transporte óptico da América Latina, melhorou seus resultados financeiros em relação ao primeiro trimestre. A receita líquida entre abril e junho atingiu R$ 68,5 milhões, valor que representa um aumento de 17,3% em relação ao primeiro trimestre; a margem bruta alcançou 31,5% (no trimestre anterior foi de 25,5%) e o EBITDA somou R$ 6,3 milhões no segundo trimestre. A melhora em relação aos resultados dos três primeiros meses do ano é consequência das vendas no mercado externo, além da renegociação de contratos junto a fornecedores, bem como ajustes de custos, no quadro de pessoal e no custo de matérias-primas.
A empresa também diz que fez uma reestruturação do endividamento no primeiro semestre do ano, que resultou em alongamento de prazos de venciment0. Isso permitiu manter o caixa da empresa com maior disponibilidade de liquidez e abriu espaço para suportar seu crescimento orgânico e inorgânico. A Padtec espera que as medidas permitam acelerar seu crescimento em novas geografias, ofertar financiamento para seus clientes e desenvolver de novos produtos e soluções para atender o ecossistema de telecomunicações.
Em junho, a Padtec lançou o primeiro produto de sua nova geração de transponders LightPad Max, que tem como objetivo atender às demandas do mercado por capacidade de transmissão de dados cada vez maior. O novo produto é um transponder dual desagregado (ou standalone) com duas interfaces de linha de até 1,2 Tb/s e capacidade total de 2,4 Tb/s por placa, para uso em médias, longas e ultralongas distâncias. Seu diferencial, em relação a gerações anteriores de transponders, é o menor custo por bit transmitido em sistemas ópticos coerentes, com elevada eficiência energética.
Outro lançamento da empresa foi uma linha de transceivers coerentes, de tamanho compacto, baixo consumo de energia e capacidade de 400 Gb/s, que podem ser usados em transponders e também em roteadores de fornecedores distintos. A Padtec instalou uma unidade fabril específica para a produção de seus próprios plugáveis que, no primeiro momento, serão destinados ao consumo interno. A intenção é que, indiretamente, esses produtos possam ajudar a aumentar a presença das soluções DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) da empresa nas redes metropolitanas, bem como em hyperscale e em edge data centers.
Parcerias para expansão de mercado
Como parte da estratégia para diversificação das origens de suas receitas – por meio da atuação em novos segmentos de mercado – a Padtec firmou uma parceria comercial com a Arrcus, empresa dos Estados Unidos que atua como fornecedora de software para grandes data centers (hyperscale), para infraestruturas de redes de borda (edge network) e de roteamento e comutação multinuvem. O objetivo é integrar o sistema operacional de rede da Arrcus (ArcOS) à linha de switches e roteadores IP comercializada pela Padtec em toda a América Latina – por meio de parceria com a UfiSpace, de Taiwan -, complementando seu portfólio nessa área e entrando nesses novos segmentos de mercado.
O mercado de data centers também é o foco da parceria anunciada pela Padtec com a Trusted Data, visando oferecer uma solução completa para esse segmento, que começa com um único rack – podendo crescer e chegar a centenas – e inclui uma plataforma de gestão remota, e em tempo real, de todo o ambiente de rede. Para isso, a solução combina a plataforma Smart Site, da Padtec, voltada ao gerenciamento remoto completo dos sites de operadoras e provedores de serviços (ISPs), com o SmartPOP, solução de data center em forma de rack da Trusted Data.
Outra parceria relevante foi anunciada pela Padtec com a Satelital, empresa de telecomunicações do Peru, com o objetivo de oferecer uma solução completa para a construção e manutenção de redes submarinas e subfluviais na América Latina. Anunciada em junho, a parceria já tem seu primeiro cliente: a Global Fiber, operadora de serviços de telecomunicações com especialização em fibra óptica que atua no Peru e no Brasil. A Padtec e a Satelital foram escolhidas como principais fornecedoras da solução submarina para a rede festoon (que conecta vários pontos ao longo da costa, sem amplificação intermediária) que a Global Fiber está implantando entre as capitais Belém (PA) e Fortaleza (CE).
O portfólio de serviços e soluções digitais da Padtec também cresceu no segundo trimestre. Durante o Encontro Nacional Abrint, realizado em junho, a empresa apresentou dois lançamentos importantes para os provedores de internet e telecomunicações. Um deles é o Smart Workspot, plataforma online de gestão de equipes de trabalho em campo (Workforce Management, ou WFM) que atuam na operação e manutenção de redes. A outra novidade é o InovaTec, consultoria de inovação dedicada ao mercado de telecomunicações, prestada por uma equipe multidisciplinar que utiliza metodologia testada e aprovada pela Padtec ao longo dos anos.
Dentro da estratégia de expansão geográfica de sua atuação, a Padtec anunciou o lançamento de uma nova unidade de Serviços Premium na Colômbia – a primeira fora do Brasil. O foco dessa nova linha de negócios é a oferta de uma série de serviços especializados para atender às necessidades do setor de telecomunicações, como diagnóstico e calibração de redes ópticas, outsourcing especializado, capacitação avançada, serviços de NOC e certificação de redes, entre outros. Os serviços estão disponíveis desde 1.º de julho.