O governo do Paraná vai investir R$ 5,5 bilhões para a conservação de 10 mil quilômetros de rodovias estaduais ao longo dos próximos três anos. A iniciativa vai ser tocada através do Programa de Manutenção e Conservação de Rodovias (ProMAC) e será tocado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). O edital para a contratação será publicado ainda neste ano de 2024 e o programa será dividido em 40 lotes, abrangendo todas as regiões do Paraná.
O ProMAC inclui diversas soluções para a manutenção das estradas, como fresagem, reperfilagem, microrrevestimento asfáltico e aplicação de camada de reforço em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Além disso, prevê serviços de segurança, incluindo remendos superficiais e profundos, e a selagem de trincas com emulsão asfáltica e pó de pedra ou areia.
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Para aprimorar o planejamento e garantir um diagnóstico preciso das condições das rodovias, o governo estadual diz ter realizado levantamentos funcionais e estruturais na malha rodoviária estadual. Também foi desenvolvido um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) específico para o DER/PR, que ajudará a estruturar melhor o programa.
Além do ProMAC, estão em fase de elaboração dois outros programas: o ProFaixa, voltado para a conservação da faixa de domínio das rodovias, e o ProIntegra, destinado às rodovias estaduais que serão concedidas em breve.
Duplicação da Rodovia dos Minérios
A SEIL também anunciou que está para concluir a duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092), entre Curitiba e Almirante Tamandaré, prevista para ser entregue dia 18 de setembro. O trecho de 4,74 quilômetros está na fase final, recebendo os últimos acabamentos antes da liberação total das pistas. O investimento total é de R$ 112,7 milhões.
Atualmente, as equipes estão focadas na finalização dos encaixes dos novos viadutos ao eixo central, construção de uma passarela e conclusão da ligação da última ponte com a rodovia no trecho variante. Devido a esses trabalhos, o tráfego ainda é desviado para as vias marginais ou ocorre em apenas duas pistas. Além disso, estão sendo instalados dispositivos para o sistema de drenagem de águas e realizadas contenções de taludes de aterros. Após essas etapas, serão finalizadas a sinalização horizontal e vertical, bem como a instalação de dispositivos de segurança.
O projeto inclui a construção de 10 pontes em cinco localidades e quatro viadutos em dois pontos distintos, cada viaduto atendendo a um sentido de tráfego da rodovia. Além dessas estruturas, estão previstas a implantação de ciclovias e passeios, melhorias ambientais e serviços complementares
Após a conclusão da duplicação, uma última frente de trabalho permanecerá no trecho para finalizar a instalação da nova iluminação pública, que inclui a colocação de fiação elétrica e luminárias em novos postes.