A fabricante de equipamentos Komatsu está implementando novas estratégias para elevar o padrão de serviço e suporte oferecidos aos clientes. A empresa aposta no projeto de Criação de Modelos de Negócio da Komatsu, que visa digitalizar e centralizar dados operacionais em um Data Lake – banco de dados centralizado – permitindo análises mais precisas e alimentando um funil de vendas CRM dinâmico.
Este sistema gera leads que podem gerar um suporte proativo que vai além da assistência técnica tradicional, enquanto a integração de inteligência artificial e machine learning nas operações cria um ambiente operacional mais eficiente e adaptável.
Por exemplo, nos modelos de escavadeiras Komatsu PC210-10M0, PC210LC-10M0, PC130LC-10M0 e PC500LC-10M0 possuem um sensor de obstrução do filtro hidráulico e válvula by-pass. Quando este sensor detecta a obstrução do filtro, é gerado um código de erro no sistema de monitoramento Komtrax e um lead também é gerado para a equipe de assistência técnica para contato com os clientes.
O alerta é importante porque, caso a escavadeira continue trabalhando por um longo período nessas condições, o óleo hidráulico pode não ser filtrado devidamente e um desgaste generalizado pode ocorrer em todos os componentes hidráulicos do equipamento. Em média quatro máquinas por mês apresentam esta condição e, além disso, possíveis falhas no sistema hidráulico da máquina podem ser evitados por meio deste monitoramento e suporte proativo.
Mais proatividade da Komatsu e mais produtividade para o cliente
A Komatsu diz que seu objetivo é antecipar as necessidades dos clientes e otimizar processos internos, resultando em resoluções mais rápidas e eficazes. A fabricante diz que a transformação digital está redefinindo os padrões de serviço e ao integrar tecnologias avançadas com uma cultura de melhoria contínua, ela consegue antecipar as necessidades do mercado e superar as expectativas dos clientes.
A empresa também incorporou o ciclo “Kaizen” de melhoria contínua em todas as fases do projeto para garantir que cada etapa seja constantemente revisada e aprimorada. A palavra “Kaizen” vem do japonês e significa “mudança para melhor” ou “melhoria”. Esse ciclo envolve identificação constante de áreas que podem ser aprimoradas, implementação de pequenas mudanças e avaliação dos resultados para garantir que as melhorias estejam efetivamente sendo alcançadas.
Dessa forma, a abordagem Kaizen ajuda a Komatsu a adaptar seus processos e serviços de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes, promovendo uma cultura de inovação e aprimoramento constante. Isso não só melhora a satisfação do cliente, mas também contribui para a eficiência e a qualidade geral dos projetos.
Uso de dados até no consumo de lubrificante da Komatsu
Inicialmente lançado em três distribuidores da divisão de construção e expandido para os setores de mineração e florestal, o projeto já apresenta resultados promissores, com aumento nas vendas de pós-venda, contratos de manutenção e suporte preditivo, particularmente por meio das análises avançadas de óleo iKOWA.
O iKOWA é a evolução do KOWA (Komatsu Oil Wear Analysis) e representa um avanço significativo na análise preditiva do desgaste do lubrificante. Utilizando tecnologia de ponta em inteligência artificial e machine learning, o iKOWA realiza a análise automática do óleo, oferecendo resultados mais precisos.
Essa abordagem tecnológica aprimorada não só melhora a acurácia das análises, mas também proporciona um suporte valioso para a manutenção preditiva, ajudando a antecipar e prevenir problemas antes que eles afetem o desempenho dos equipamentos.