A Armac, especialista em locação de equipamentos e caminhões, movimentou mais de 1,5 milhão de toneladas de fertilizantes em produções no Porto do Rio Grande (RS) no primeiro semestre de 2024. Esse volume é relativo à operação de descarga de navios que a empresa assume em portos privados. Atualmente, são mais de 120 máquinas e 50 pessoas da Armac trabalhando localmente em operações do tipo em todo o País.
Leia mais
– Porto de Suape inaugura bunker para abastecimento de embarcações
O número que a Armac conquistou em Rio Grande é consequência da relevância do complexo portuário. No primeiro semestre de 2024, os portos privados de Rio Grande (RS) movimentaram aproximadamente 18,53 milhões de toneladas, se tornando o quinto maior complexo portuário em movimentação de cargas no Brasil durante o período.
Essa movimentação significativa representa um aumento contínuo na capacidade logística e na competitividade dos portos gaúchos, que são responsáveis por uma parte considerável da economia do Rio Grande do Sul, especialmente em setores como o agronegócio e a exportação de commodities.
Atuação nacional da Armac no setor de portos
No ano passado, a Armac trabalhou com mais de 130 navios e uma movimentação de mais de 2,5 milhões de toneladas de produtos vindos de vários países. Os produtos chegam em navios graneleiros na forma de pó ou grânulos e são descarregados em moega para transporte em esteiras até boxes em armazéns.
No Porto de Paranaguá, onde também tem atuação, a Armac vem movimentando por mês cerca de 465 mil toneladas de grãos e fertilizantes. Nos últimos seis meses, a companhia aumentou em 25% o número de equipamentos nas operações de seus clientes localmente.
Nos terminais de Santos a empresa também está presente. De junho de 2023 a junho de 2024, registrou aumento de 20% no número de máquinas e equipamentos operando no Porto, mantendo o número de clientes atendidos e 90 máquinas em atividades.