O projeto de ventilação sob demanda integrado ao sistema de rastreamento de pessoas e equipamentos operado pela AngloGold Ashanti na Mina Cuiabá, em Sabará (MG), foi vencedor do 1º lugar do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil, do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O sistema é capaz de reduzir em até 25% o consumo de energia elétrica.
A ventilação secundária da mina só é acionada quando há a presença de pessoas nas frentes de serviço. Segundo a empresa, a rotação dos ventiladores é modulada conforme a demanda por ventilação. A mineradora conseguiu fazer essa modulação ao integrar o sistema de acionamento ao People Tracking, que monitora os empregados em todos os pontos no subsolo.
O anúncio da premiação ocorreu durante a edição 2024 da Exposibram, evento que reuniu empresas, fornecedores e outros stakeholders do setor minerário entre 9 e 12 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). A AngloGold foi a vencedora da categoria Eficiência Energética, na qual concorreu com cerca de 90 outras propostas e teve como foco a redução de energia elétrica.
Descarbonização da AngloGold
O projeto é mais uma iniciativa da AngloGold Ashanti para descarbonização da empresa, que tinha como meta reduzir 30% da emissão de carbono até 2030 e já fechou 2023 com 52% de redução das emissões de CO2 nas operações brasileiras, no comparativo ao ano base 2021.
As ações agora estão voltadas para outro objetivo, que é zerar as emissões líquidas de Gases de Efeito Estufa (GEE) de escopos 1 e 2 até 2050. Para alcançar essa meta, a empresa já usa 100% de energia renovável e tem investido cada vez mais na eletrificação de frota e equipamentos.
Em março de 2024, a empresa iniciou a operação de uma carregadeira 100% elétrica na Mina Cuiabá. A aquisição coloca a produtora de ouro na vanguarda no setor minerário, uma vez que esta é a primeira carregadeira 100% elétrica do Brasil a operar em uma mina subterrânea.
O planejamento da empresa é substituir, na Mina Cuiabá (MG), mais duas carregadeiras a diesel por equipamentos elétricos até 2025 e concluir o processo com toda a frota deste tipo de veículo até o final de 2027. Após esta etapa, a meta é ampliar a eletrificação para veículos leves e caminhões na Mina Cuiabá.