A provedora de banda larga fixa Giga+ Empresas, marca da Alloha Fibra, em parceria com a operadora B2B MegaTelecom da Paraíba, está levando internet para 29 aldeias localizadas nos municípios de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto, no Litoral Norte do estado. São cerca de 5 mil pessoas em aldeias indígenas que agora têm acesso à conectividade de qualidade.
Leia mais
– Edital de R$ 1,2 bilhão em isenções quer levar internet para até 20 mil escolas
A parceria implementou um anel de fibra óptica com 280 quilômetros de comprimento com o objetivo de atender todas as aldeias indígenas da região até o final de 2025. A MegaTelecom diz que a iniciativa mostra como a empresa está dedicada a expandir sua rede e a melhorar a vida das comunidades mais afastadas.
Vantagens da conectividade para aldeias indígenas
Segundo a Giga+, a conectividade tem alterado a dinâmica dessas aldeias, permitindo o desenvolvimento socioeconômico da região ao promover mais oportunidades para a população. Como aponta a MegaTelecom, pousadas e estabelecimentos comerciais estão expandindo os negócios e a atraindo mais visitantes, até mesmo hóspedes que desejam trabalhar em regime de home office durante a estadia, além da ampla divulgação dessas regiões que eram pouco exploradas pelo turismo.
Já no setor de saúde, a transformação também tem sido significativa, postos de saúde agora têm a capacidade de realizar consultas online, permitindo que os pacientes acessem dados e recursos essenciais com maior agilidade. Na educação, o acesso a materiais educacionais e o uso de ferramentas de ensino online foram facilitados, promovendo um ambiente de aprendizado mais interativo e acessível.