A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição de 15% do capital da Anglo American Minério de Ferro Brasil pela vale. O acordo prevê a compra de ações pela Vale, diretamente ou por meio de controladas, e também inclui a aquisição de 15% do saldo em aberto de dívidas intercompany existentes na data de fechamento, tornando-se credora da Anglo American Brasil, como informou a CNN Brasil.
Leia mais
Ainda de acordo com os termos do contrato a Anglo American mantém o controle, gerenciamento e operação do complexo Minas-Rio, incluindo qualquer futura expansão, segundo apurou o Estadão/Broadcast. A Anglo American também detém os recursos da Vale da Serra da Serpentina.
A aprovação do Cade exige contrapartidas, como o aporte da Vale em um conjunto de imóveis e outros ativos (inclusive direitos minerários, planos, resultados de sondagens e outros ativos correlatos) que compõem o Projeto Serra da Serpentina, um projeto greenfield de exploração de minério de ferro na região de Conceição do Mato Dentro (MG). Os ativos deverão ser incorporados ao capital da Anglo American Brasil.
Além disso, como contrapartida à transação secundária, a Vale deve desembolsar, de forma complementar, US$ 157,5 milhões (sujeito a ajustes de dívida líquida e capital de giro).
Ainda segundo a CNN, a operação contempla também a possibilidade de expansão do sistema logístico de escoamento de minério de ferro caso a capacidade de transporte do mineroduto do Sistema Minas-Rio se torne insuficiente para a produção da Anglo American Brasil, assim como desenvolvimento de solução logística adicional para propiciar o escoamento do volume adicional proveniente do Projeto Serra da Serpentina.