Governo do Paraná estuda implementar novas rodovias no litoral

O projeto prevê a construção de 151 quilômetros de novas rodovias no litoral do Paraná

Por Redação

em 16 de Outubro de 2024
A obra do Contorno de Campo Largo (BR 277), na região Metropolitana de Curitiba, está com 80% dos serviços concluídos. Além da duplicação dos 11 quilômetros, estão sendo construídos duas trincheiras, uma ponte, um viaduto (já entregue) e ampliados outros dois viadutos. A obra é uma parceria do Governo do Paraná com a concessionária RodoNorte, que está investindo R$ 70 milhões. 
Foto: Jorge Woll/DER

A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) publicou o Edital do Estudo de Viabilidade Técnica, Socioeconômica, Ambiental e Jurídica (EVTEA-J) do Complexo Rodoviário no Litoral do Paraná. O projeto prevê a construção de 151 quilômetros de novas rodovias no Litoral do Paraná. A intenção é melhorar o acesso aos portos de Antonina e Paranaguá, além de oferecer mais infraestrutura para o setor turístico e a população local ao reduzir o tráfego.

As propostas poderão ser apresentadas até o dia 9 de dezembro, por meio do portal de compras do governo federal, o Compras.gov. O investimento previsto para a elaboração do estudo é de R$ 4,16 milhões, com um prazo de execução de 15 meses após a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço.

O EVTEA-J examina todos os aspectos necessários antes da elaboração de projetos e execução de obras, propondo alternativas para sua realização. No caso do Complexo Rodoviário no Litoral, três trechos específicos serão estudados:

  • Trecho 1: segmento norte, ligando a BR-277 (Marta) à BR-116 (Alpino), com 55 quilômetros de extensão, além de um novo acesso ao Porto de Antonina, com 10 quilômetros.
  • Trecho 2: segmento sul, que vai da BR-277 (Marta) até a BR-376, na divisa com Santa Catarina, cobrindo 62 quilômetros.
  • Trecho 3: segmento que conecta o Trecho 2 à PR-508, contornando a parte norte da Baía de Guaratuba, com 24 quilômetros de extensão.

Como será feito o estudo sobre novas rodovias no litoral do Paraná

A SEIL ressalta que o EVTEA-J do Complexo Rodoviário será desenvolvido com foco no desenvolvimento sustentável. A intenção é de que o estudo ouça a população, os usuários das rodovias, os produtores rurais, os ambientalistas e os municípios. Também serão levadas em consideração todas as obras em andamento, como a Ponte de Guaratuba, e as previstas para os próximos anos.

O EVTEA-J será realizado em duas fases: preliminar e executiva. Na fase preliminar, serão elaborados Estudos Ambientais, Estudos de Tráfego, Estudos Geológicos/Geotécnicos, Estudos Socioeconômicos e Estudos de Traçado.

Na fase executiva, estão previstas a Análise Técnica das alternativas, a definição e o cálculo dos custos e benefícios, a comparação entre benefícios e custos, além de análises de sensibilidade e de Custo-Benefício, uma análise jurídica e uma matriz de risco, seguidas de conclusões e recomendações.

A SEIL será responsável por acompanhar todo o trabalho e fiscalizar a execução do contrato conforme os critérios definidos no edital e seus anexos.

Impacto das chuvas deve ser reduzido

Atualmente, a malha rodoviária do Litoral é composta pelas rodovias federais BR-277, BR-376 e BR-116, além das estaduais PR-340, PR-405, PR-407, PR-408, PR-410, PR-411, PR-412, PR-508, PR-804 e PR-808.

Nos últimos anos, a região enfrentou bloqueios simultâneos nas rodovias devido às intensas chuvas do último trimestre, isolando praticamente o Litoral do restante do Estado.

Com a implementação do Complexo Rodoviário, espera-se evitar essas situações, melhorando a interligação entre as rodovias federais e os municípios e garantindo mais opções para o tráfego de veículos.

*Com informações da SEIL-PR.