Com mais de 30 obras em execução em 17 municípios do interior paulista, a Rumo, maior concessionária de logística ferroviária do País, tem enfrentado desafios quanto à disponibilidade não só de trabalhadores da construção civil como até de equipamentos. Com a renovação antecipada da concessão, que venceria em 2028 e foi renovado por mais 30 anos, a empresa assinou com uma série de contrapartidas focadas em melhorias na infraestrutura ferroviária e na mobilidade urbana.
O principal desafio que a concessionária encontra neste momento é a contratação de empreiteiras que demonstrem expertise, qualificação e capacidade de execução para os projetos do setor ferroviário. A Rumo argumenta que são projetos com investimentos robustos e de ritmo acelerado, o que exige essas competências.
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A Rumo acredita que o setor ferroviário deve aumentar ainda mais o PIB da construção civil, que cresceu 4,4% no segundo trimestre de 2024 na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o IBGE. Como o setor ferroviário está passando por um ciclo de grandes investimentos em infraestrutura, em virtude da renovação antecipada dos contratos de concessão e dos contratos assinados sob o regime de autorização, esses números devem se refletir no crescimento da construção no médio prazo.
Obras da Rumo a pleno vapor
Desde que o contrato foi assinado em 2020, a Rumo deu início a diferentes obras na malha ferroviária que integra o principal corredor de exportação do país em direção ao Porto de Santos (SP). Até o momento, aproximadamente 25% das obras previstas no caderno de obrigações já foram entregues com a participação direta de mais de 10 empreiteiras.
Além das obras em andamento na Malha Paulista, a Rumo também está à frente das obras de modernização e expansão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS) – associação gerida pelas operadoras MRS Logística, VLI e a própria Rumo – visando ampliar a infraestrutura ferroviária do Porto de Santos.
Com as obras executadas pela Rumo, foi possível aumentar a capacidade da malha ferroviária de 45 milhões de toneladas/ano em 2020 para os atuais 53 milhões de toneladas/ano. A expectativa da empresa é alcançar 75 milhões de toneladas/ano após a conclusão dos investimentos.
Confira algumas obras realizadas no âmbito do caderno de obrigações da Malha Paulista e na FIPS:
Obra | Município | Empreiteira contratada |
Passarela Boulevard | Santos | Praeng Engenharia |
Viaduto rodoviário | Hortolândia | Construbase |
Viaduto rodoviário | Sumaré | Jofege |
Passarela Santa Passarela Mercado |
Santos | Atlas Engenharia |
Pera ferroviária de Outerinhos | Santos | Protege |
Passagem inferior de veículos e pedestres – Favela Marte 3D Passarela – Colégio Ressureição Passarela – Sesi |
São José do Rio Preto | Constroeste |
Viaduto rodoviário | Taquaritinga | Quimassa |
Viário – Los Angeles Passarela – Cruzeiro do Sul Passarela – Corpo de Bombeiros |
Catanduva | Franciscon |