Rumo acelera obras ferroviárias e vê desafios na disponibilidade de mão de obra

Renovação antecipada da concessão obrigou que a Rumo investisse em obras de infraestrutura ferroviária e de mobilidade urbana

Por Redação

em 16 de Outubro de 2024
Viaduto localizado em Indaiatuba (SP) (foto: divulgação Rumo).

Com mais de 30 obras em execução em 17 municípios do interior paulista, a Rumo, maior concessionária de logística ferroviária do País, tem enfrentado desafios quanto à disponibilidade não só de trabalhadores da construção civil como até de equipamentos. Com a renovação antecipada da concessão, que venceria em 2028 e foi renovado por mais 30 anos, a empresa assinou com uma série de contrapartidas focadas em melhorias na infraestrutura ferroviária e na mobilidade urbana.

O principal desafio que a concessionária encontra neste momento é a contratação de empreiteiras que demonstrem expertise, qualificação e capacidade de execução para os projetos do setor ferroviário. A Rumo argumenta que são projetos com investimentos robustos e de ritmo acelerado, o que exige essas competências.

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A Rumo acredita que o setor ferroviário deve aumentar ainda mais o PIB da construção civil, que cresceu 4,4% no segundo trimestre de 2024 na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o IBGE. Como o setor ferroviário está passando por um ciclo de grandes investimentos em infraestrutura, em virtude da renovação antecipada dos contratos de concessão e dos contratos assinados sob o regime de autorização, esses números devem se refletir no crescimento da construção no médio prazo.

Obras da Rumo a pleno vapor

Desde que o contrato foi assinado em 2020, a Rumo deu início a diferentes obras na malha ferroviária que integra o principal corredor de exportação do país em direção ao Porto de Santos (SP). Até o momento, aproximadamente 25% das obras previstas no caderno de obrigações já foram entregues com a participação direta de mais de 10 empreiteiras.

Além das obras em andamento na Malha Paulista, a Rumo também está à frente das obras de modernização e expansão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS) – associação gerida pelas operadoras MRS Logística, VLI e a própria Rumo – visando ampliar a infraestrutura ferroviária do Porto de Santos.

Com as obras executadas pela Rumo, foi possível aumentar a capacidade da malha ferroviária de 45 milhões de toneladas/ano em 2020 para os atuais 53 milhões de toneladas/ano. A expectativa da empresa é alcançar 75 milhões de toneladas/ano após a conclusão dos investimentos.

Confira algumas obras realizadas no âmbito do caderno de obrigações da Malha Paulista e na FIPS:

Obra Município Empreiteira contratada
Passarela Boulevard Santos Praeng Engenharia
Viaduto rodoviário Hortolândia Construbase
Viaduto rodoviário Sumaré Jofege
Passarela Santa
Passarela Mercado
Santos Atlas Engenharia
Pera ferroviária de Outerinhos Santos Protege
Passagem inferior de veículos e pedestres – Favela Marte 3D
Passarela – Colégio Ressureição
Passarela – Sesi
São José do Rio Preto Constroeste
Viaduto rodoviário Taquaritinga Quimassa
Viário – Los Angeles
Passarela – Cruzeiro do Sul
Passarela – Corpo de Bombeiros
Catanduva Franciscon