Até o final de 2025, 85 milhões de veículos elétricos (EVs) – incluindo carros, ônibus, vans e caminhões pesados – deverão circular em todo o mundo, segundo dados da consultoria Gartner. A previsão é de que serão 64 milhões de unidades ainda em 2024, com um crescimento de 33% para 2025, impulsionado principalmente por um aumento nas vendas de veículos elétricos na China (58%) e na Europa (24%) que, juntas, deverão representar 82% do total da frota elétrica em uso no mundo.
Os analistas do Gartner estimam que os veículos elétricos a bateria (BEVs) em uso no mundo irão somar 62 milhões de unidades até o final de 2025, o que significa um aumento de 35% em relação a este ano. Os veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) devem crescer em um ritmo um pouco mais lento, alcançando uma base instalada de 23 milhões de unidades em 2025, um aumento de 28% em relação a 2024.
Base instalada de veículos elétricos no mundo. Dados de 2023-2025 (em milhões de unidades)
Tipo de veículo
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Base Instalada
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2023
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2024
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2025
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BEVs (Veículos Elétricos a Bateria)
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32,62
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45,87
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61,86
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PHEVs (Veículos Elétricos Híbridos Plug-in)
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13,40
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18,15
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23,28
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Total
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46,03
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64,03
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85,14
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Fonte: Gartner (outubro 2024)
Regionalmente, a quantidade de veículos elétricos na China deverá continuar a superar a base instalada combinada do restante do mundo até 2025 e, possivelmente, na próxima década. A demanda crescerá de forma constante na Europa e na América do Norte, que juntas devem representar 36% dos veículos elétricos globais em 2024. Em 2025, o Gartner estima que 49 milhões de veículos elétricos estarão nas ruas da China, em comparação com 20,6 milhões da Europa e 10,4 milhões da América do Norte.
Reciclagem de bateria
Com as vendas aumentando ano a ano, uma escassez de matérias-primas não será fácil de resolver, o que deve impulsionar um esforço robusto de reciclagem para aproveitar os materiais de baterias usadas e sobras do processo de produção. Até 2030, as montadoras irão permitir a reciclagem de 95% das baterias de veículos elétricos para mitigar o risco de escassez de matérias-primas.
Segundo o Gartner, os esforços da União Europeia para exigir a reciclagem de baterias poderia reduzir a necessidade de mais extração mineral. O entendimento da consultoria é de que as baterias usadas podem ser vistas como minérios altamente enriquecidos.
Se recuperadas em larga escala, essas baterias usadas poderiam sustentar a viabilidade comercial dos veículos elétricos, ao reduzir os preços dessas peças. Além disso, haveria o benefício adicional de impedir que as baterias fossem descartadas de forma antiética ou enviadas para aterros sanitários.