Com quase 24 mil visitantes, um recorde para o evento, a Paving Expo 2024 se consolidou como o principal evento de infraestrutura e pavimentação da América Latina. O número é cerca de 25% superior aos 19,8 mil visitantes da edição de 2023. Outro recorde deste ano ocorreu no número de expositores. Os cerca de 300 marcas expositoras deste ano – entre eles um dedicado à Petrobras e o Governo Federal – foram um terço maiores do que os cerca de 200 estandes do ano passado.
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Para Guilherme Ramos, diretor da STO Feiras e organizador da Paving Expo, o sucesso da feira reflete o bom momento do mercado de infraestrutura viária e rodoviária do país. Ele citou aportes na ordem de R$ 24 bilhões neste ano em investimentos públicos. Somado a isso, Ramos lembrou do dos nove leilões de concessões rodoviárias, que somarão acréscimos de R$ 20 bilhões em investimentos nos próximos anos.
Investimentos impulsionam o setor de pavimentação
Marco Aurelio Barcelos, presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), resumiu, durante a cerimônia de abertura do evento, que “é a hora da indústria de pavimentação”. Segundo ele, a Paving Expo é um termômetro para futuros investimentos no setor e os 29 mil quilômetros de rodovias concessionadas em 2024 trazem um impacto econômico significativo, estimado em R$ 150 bilhões, o que reforça o papel das concessões na infraestrutura brasileira.
Sérgio Codelo, diretor-superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), complementou que o investimento estadual em estradas municipais e vicinais, envolvendo 200 quilômetros de rodovias em 36 municípios paulistas. Ele apontou que a gestão estadual atenderá cidades que enfrentam dificuldades financeiras para desenvolver suas malhas rodoviárias.
Para Ramos, o momento é de crescimento, não apenas pelos investimentos públicos, mas também pelo avanço do setor privado, o que, segundo ele, “reflete a força da Paving Expo 2024”.
Não sem motivo, a edição de 2025 da Paving Expo já está confirmada para setembro de 2025. Desta vez, no entanto, ela acontecerá no Distrito Anhembi, também em São Paulo. A mudança de local, segundo Ramos, ocorre para suportar o crescimento contínuo da feira.
Em 2023, o evento já tinha superado em 57% a edição anterior e, neste ano, com o incremento de 25% sobre o ano passado, o pavilhão Azul do Expo Center Norte foi totalmente ocupado pela exposição e congresso do evento.
Recorde destaca necessidade por novo local para a Paving Expo 2025
O agora chamado Distrito Anhembi está sob nova direção e passa por uma transformação que busca reposicioná-lo no cenário econômico de São Paulo como o maior espaço de eventos da América Latina. Sob a liderança da GL events, as projeções de movimentação econômica do local são de aproximadamente R$ 5 bilhões em 2025.
A modernização do Anhembi inclui revitalizações e novas estruturas que visam atender ao mercado de eventos com mais eficiência, aproveitando o potencial estratégico do espaço na Zona Norte da capital.
Com um aporte de R$ 1,5 bilhão previsto para os próximos cinco anos, o Distrito Anhembi propõe um modelo de distrito cultural, integrando espaços de convenções e entretenimento. A iniciativa promete reposicionar São Paulo como um destino competitivo globalmente, contribuindo para o turismo de negócios e fortalecendo o impacto econômico na cidade. A expectativa é que o projeto atraia eventos de grande porte, como a Paving Expo, e reforce a posição do Brasil no mercado internacional de eventos e feiras.
Mão de obra e inovação
E Paving Expo 2024 também foi o momento do mercado de aprofundar discussões importantes para a produtividade dos empreiteiros e fornecedores de equipamentos e tecnologias rodoviárias. Foi o caso da temática mão de obra e inovação, que já teve forte apelo neste ano e deve ser um dos tópicos mais discutidos na edição de 2025.
José Alberto Ribeiro, presidente da Brasinfra, alertou para a escassez de mão de obra qualificada e defendeu o uso de todas as alternativas disponíveis para que o setor continue a se desenvolver. Já Luiz Albert Kamilos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sinicesp), garantiu que as empresas estão preparadas para enfrentar a demanda, mesmo com as dificuldades relacionadas à qualificação da força de trabalho.
Luiz Guilherme Melo, diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, por sua vez, valorizou o papel da Paving Expo na troca de conhecimento e inovação, destacando que foram mais de 60 discussões técnicas no congresso realizado em paralelo à feira. Essas palestras permitem que o Dnit busque inovações aplicáveis às obras públicas, contribuindo para projetos de infraestrutura mais eficientes.
Congresso Paving
A área de Congressos da Paving – onde também aconteceram as discussões técnicas do DNIT – foi uma atração à parte. Dividida em seis auditórios, os participantes tiveram acesso a uma programação em módulos temáticos, como asfalto, segurança viária, infraestrutura e inovação em pavimentação.
Durante o primeiro dia do evento, o módulo de Asfalto contou com palestras focadas em avanços técnicos, como a aplicação de microrrevestimento asfáltico noturno e a incorporação de BIM para drenagem rodoviária. Em paralelo, o painel InvesteBrasil reuniu governadores para discutir perspectivas de concessões no setor.
Nos dias seguintes, o congresso enfatizou a importância das tecnologias para a gestão e monitoramento de pavimentos, com apresentações sobre inteligência artificial aplicada à avaliação de tráfego e uso de RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) em misturas sustentáveis.
O congresso também destacou temas como a fresagem para reparos de pavimentos e a agenda de concessões rodoviárias, enquanto o terceiro dia encerrou com debates sobre pavimentos aeroportuários e governança na regulação de concessões. A programação trouxe insights valiosos para profissionais e empresas, consolidando a Paving Expo como um evento essencial para o setor de infraestrutura e pavimentação.