A Magnum Tires, produtora e distribuidora de pneus e câmaras de ar, quer aproveitar o boom de investimentos do setor de construção para se tornar a principal empresa no segmento de pneus OTR (Off-the-Road) no País. A estratégia da empresa é ampliar o portfólio, reforçar seus canais de venda e manter um serviço direto com as empresas de construção civil para aproveitar o crescimento de investimentos do setor.
A visão da empresa é apoiada em um estudo da Firjan que estima que a indústria da construção vai movimentar R$ 796,4 bilhões até 2026, em obras de habitação, infraestrutura e na cadeia produtiva, onde entram os fornecedores de insumo com o segmento de pneus OTR.
O mercado de reposição de pneus de grande porte, usados em veículos de mineração e construção, é um segmento que movimenta R$ 720 milhões por ano no Brasil. A Magnum Tires está se posicionando para aumentar seu market share de 6% neste mercado e, para isso, a empresa está introduzindo no mercado produtos de alta performance como os pneus Galaxy, uma marca de renome nos Estados Unidos e parte do grupo Yokohama.
Estratégia da Magnum Tires para o segmento OTR
Atualmente, a Magnum vem adaptando seus produtos às exigências do mercado, como é o caso da radialização dos pneus OTR. Essa tecnologia de construção onde as camadas de reforço (lonas) do pneu são posicionadas de forma perpendicular ao plano de rotação, ou seja, na direção radial em relação ao centro da roda. Esse design se diferencia dos pneus convencionais de construção diagonal, onde as lonas são dispostas em ângulo.
Esta é uma das principais iniciativas da empresa para ampliar a carteira de clientes cada vez mais exigentes em relação a durabilidade e desempenho. Como o pneu é o maior custo de operação de uma máquina depois do combustível, muitos operadores olham para a qualidade do produto como forma de economizar na hora/máquina trabalhada.
Pós-venda
A Magnum Tires também está desenvolvendo sua equipe comercial para transformá-la em uma força de vendas técnicas especializadas, capaz de entregar soluções sob medida para o setor de mineração e construção, e, assim, melhorar o pós-venda.
Para melhorar o atendimento, a Magnum contratou o especialista em pneus Diego Paludo, responsável pelo treinamento e desenvolvimento da equipe comercial da marca. Com mais de 27 anos de experiência no setor, ele tem passagem por grandes empresas do setor como a Pirelli e a Cantu.
Paludo lidera hoje a UniMagnum, uma plataforma de treinamento online (EAD), que oferece mais de 13 horas de conteúdo técnico e comercial para o time de vendas, cobrindo aspectos técnicos de pneus de passeio, carga e OTR. Ele explica que, quando se fala em OTR, o mercado acompanha o ciclo econômico. Um boom no setor imobiliário, por exemplo, aumenta a demanda por máquinas de terraplenagem e guindastes. “Embora haja sazonalidade, o segmento de OTR vem crescendo significativamente, impulsionado por grandes obras e pela forte exportação de minério no Brasil”.